Economia

Preços do crude operam em alta em Londres e Nova Iorque

Os preços do petróleo operaram em alta, ontem, recuperando parcialmente de uma semana de perdas acumuladas de 3,0 por cento, apesar de não se terem registado mudanças nos fundamentos do mercado, de acordo com números das operações divulgados em Londres e Nova Iorque.

13/04/2021  Última atualização 09H00
© Fotografia por: DR
Os preços dos contratos do Brent para Junho chegaram a subir 1,56 por cento, para  63,93 dólares o barril na praça de Londres, enquanto os preços dos contratos para Maio do West Texas Intermediate, a referência norte-americana, avançavam 1,74 por cento, para 60,35 dólares o barril, na Bolsa de Mercantil de Nova Iorque (Nymex).

As notícias indicam que não houve mudanças significativas nos fundamentos, continuando a pesar, de um lado, o ressurgimento da Covid-19 e restrições mais rígidas em partes da Europa, Índia e América do Sul, e, por outro, uma forte recuperação económica nos Estados Unidos e a perspectiva de a OPEP e aliados começarem a retomar gradualmente a produção a partir do próximo mês.

As transacções também são influenciadas pelas negociações entre o Irão e as potências mundiais sobre a retomada do acordo nuclear de 2015, que podem significar que um  membro da OPEP teria mais uma vez permissão para fornecer petróleo bruto ao mercado global.

Rand retrocede diante do Dólar
O Rand da África do Sul depreciou-se, ontem, perdendo força diante da preocupação dos investidores com o ritmo de uma recuperação económica daquele país, noticiou a Reuters.

No início das transacções, o Rand perdeu 0,1 pontos percentuais, cotando-se a 14,6250 em rands por Dólar, contra 14,5900 rands de sexta-feira em Nova Iorque. A moeda subiu para 14,4475 na semana passada, o seu valor mais alto em seis semanas, mas não conseguiu manter-se abaixo de 14,50 rands por Dólar.

A recente procura por moedas de mercados emergentes foi impulsionada pela fraqueza do Dólar e dos Títulos do Tesouro dos Estados Unidos, depois de ficarem evidentes sinais de que, na sua reunião, a Reserva Federal (banco central dos EUA) não haveria de impor restrições à política monetária.

Metical valoriza diante do Dólar          
O metical é a moeda que mais valorizou desde o princípio do ano, ganhando 17 por cento face ao dólar e melhorando para o nível de Janeiro de 2020, com os analistas a anteverem mais ganhos de curto prazo.

No início do ano, eram precisos 75 meticais para comprar um dólar, ao passo que na sexta-feira bastavam 62 meticais, segundo analistas do banco Rand Merchant, que prevêem que a valorização do metical deverá ainda continuar nas próximas semanas devido à excessiva liquidez do dólar no mercado e à acção do banco central moçambicano.

"Devido à liquidez de dólares no mercado, num contexto em que a actividade mineira ganha tracção, esperamos que o metical se fortaleça e antecipamos que o banco central vá permitir este crescimento da liquidez da moeda norte-americana, o que deverá fortalecer ainda mais o metical,
para aplacar os efeitos da inflação originada pelas importações”, escreveram os analistas Neville Mandimika e Daniel Kavishe numa nota de análise.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia