O livro "Aprenda Contabilidade de Forma Simples" do Contabilista, Eliseu Vunge, vai ser apresentado ao público, no próximo dia 22 do mês corrente, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.
Economistas moçambicanos disseram, esta terça-feira, que a decisão do Banco de Moçambique de deixar de comparticipar a factura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
A subida anual dos preços dos produtos agrícolas abrandou, no quarto trimestre de 2022, para os 26 por cento na União Europeia (UE), face aos 30 por cento do ano anterior e aos 17,5 por cento do homólogo, segundo dados divulgados, ontem, pelo Eurostat.
De acordo com os dados do serviço estatístico europeu, que a Lusa teve acesso, entre Outubro e Dezembro de 2022, o preço dos produtos agrícolas no seu conjunto (produção) teve as maiores subidas na Hungria (52,9 por cento), Polónia (44,2 por cento) e Alemanha (38 por cento), com Malta (3,8 por cento), França (13,7 por cento) e Chipre (14,5 por cento) com os menores aumentos. Em Portugal, segundo a Lusa, os preços na produção agrícola avançaram, no quarto trimestre, 31,5 por cento, face aos 27,9 por cento do ano anterior e aos 19,4 por cento do homólogo. Os ovos (64 por cento), a carne de porco (52 por cento) e as azeitonas (51 por cento) são os produtos que mais aumentaram na UE no período em causa.
Em Portugal, os preços destes produtos subiram, respectivamente, 74 por cento, 66,9 por cento e 73,9 por cento no quarto trimestre de 2022. A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de Fevereiro, causou várias perturbações nos mercados agrícolas, nomeadamente porque ambos os países eram - até ao início da guerra - os maiores exportadores de grãos, cereais, milho, óleos alimentares e fertilizantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro zambiano da província ocidental do Mungu, Capelwa Mbangweta, defendeu na última quinta-feira na visita à cidade do Luena, capital do Moxico, que Angola e Zâmbia “devem cooperar na produção de cereais” existentes naquela província do Leste.
Quatro novas fábricas que actuam no ramo de reciclagem, calçado, bens alimentares e bebidas serão, ainda este ano, inauguradas no Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela-Benguela (PDICB), na província de Benguela, juntando-se às 26 unidades fabris já existentes.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.
A Feira dos Municípios e Cidades de Angola (FMCA 2023) é uma janela de oportunidades para a promoção e desenvolvimento das potencialidades económicas, culturais e sociais de diferentes regiões do país, considerou, ontem, na cidade do Lubango, o ministro da Administração do Território.