O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Índice de Preços ao Consumidor Nacional registou no mes de Janeiro e Fevereiro do ano em curso uma variação de 0,86 por cento, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O INE informa que, comparando as variações mensais (Janeiro a Fevereiro de 2023) regista-se uma aceleração de 0,03 pontos percentuais, ao passo que, em termos homólogos (Fevereiro 2022 a Fevereiro 2023), houve uma desaceleração na variação actual de 0,91 pontos percentuais.
As províncias que registaram menor variação nos preços foram: Bengo com 0,61 por cento, Lunda Sul (0,71) e Cuando Cubango com 0,73 por cento.
Por outro lado, as províncias que registaram maior variação nos preços foram as do Zaire ( 1,13 ), Namibe (1,06) e Cunene com 1,05 por cento.
Variação por classes
A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 1,88 por cento. Destacam se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Vestuário e Calçado”com 1,86 por cento, "Bens e serviços diversos” (1,41) e "Hotéis, Cafés e Restaurantes” com 1,33 por cento,
Quanto a variação homóloga, o INE informa que situa-se em 11,54 por cento, registando um decréscimo de 15,74 pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior (Fevereiro de 2022).
Comparando a variação homóloga actual com a registada no mês anterior verifica-se uma desaceleração de 1,01 pontos percentuais.
Contribuição por despesa
A
classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o
aumento do nível geral de preços com 0,46 pontos percentuais durante o mês de
Fevereiro, seguida das classes: "Bens e serviços diversos” com 0,10 pontos
percentuais, "Vestuário e calçado” e "Saúde” com 0,07 pontos percentuais cada.
As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,07 pontos
percentuais.
Províncias que registaram menor variação
nos preços
As províncias que registaram menor variação nos preços são as do Bengo, Lunda
Sul e Cuando Cubango.
No que se refere à província do Bengo, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação de 0,61 por cento. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,69 por cento.
Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes "Bens e serviços diversos” com 1,46 por cento, "Vestuário e calçado” (1,32) e "Hotéis, cafés e restaurantes” (1,17).
A classe "Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,41 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Bens e serviços diversos” com 0,09 pontos percentuais, "Vestuário e calçado” com 0,06 pontos percentuais e "Hotéis, cafés e restaurantes” e "Saúde "com 0,05 pontos percentuais cada. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,05 pontos
Lunda Sul
O ÍPC da província registou uma variação de 0,71. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 2,10 por cento.
Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Lazer, recreação e cultura” com 1,02 por cento, "Vestuário e calçado” (0,96) e "Bens e serviços diversos”com 0,85 por cento.
A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,40 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Saúde” com 0,11 pontos percentuais, "Bens e serviços diversos” com 0,06 pontos percentuais e "Lazer, recreação e cultura” com 0,04 pontos percentuais.
As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,04 pontos percentuais.
Cuando Cubango
O ÍPC da província registou uma variação de 0,73 por cento. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,45 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Hotéis, cafés e restaurantes” com 1,13 por cento, "Vestuário e calçado” (0,95) e "Bens e serviços diversos” (0,90).
A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,38 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Bens e serviços diversos” com 0,07 pontos percentuais, "Bebidas alcoólicas e tabaco” com 0,06 pontos percentuais e "Saúde” com 0,05 pontos percentuais.
As
restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,05 pontos percentuais.
Províncias que registaram maior variação nos preços
As províncias que registaram menor variação nos preços, foram as do Zaire,
Namibe e Cunene.
No que se refere ao Cunene, o ÍPC registou uma variação de 1,13 por cento no período em referência. A classe "Saúde” foi a que registou maior aumento de preços com 2,10 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes "Vestuário e calçado” com 1,81 por cento, "Mobiliário, Equipamento doméstico e manutenção” (1,68) e "Hotéis, cafés e restaurantes” (1,64).
A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,62 pontos percentuais, durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Vestuário e calçado” com 0,12 pontos percentuais, "Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção” com 0,08 pontos percentuais e "Saúde” com 0,07 pontos percentuais. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,07 pontos percentuais.
Namibe
O ÍPC da província registou uma variação de 1,06 por cento nos meses de Janeiro e Fevereiro do ano em curso. A classe "Vestuário e calçado” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,69 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes, "Hotéis, cafés e restaurantes” com 1,61 por cento, "Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção” (1,42) e "Bens e serviços diversos” (1,29).
A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,68 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção”com 0,09 pontos percentuais, "Bens e serviços diversos” com 0,08 pontos percentuais e "Vestuário e calçado” com 0,06 pontos percentuais.
As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,06 pontos percentuais.
Cunene
O ÍPC registou uma variação de 1,05 por cento. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 3,38 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Vestuário e calçado” com 2,62 por cento, "Hotéis, cafés e restaurantes” (2,05) e "Lazer, recreação e cultura” (0,94).
A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,46 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Saúde” com 0,16 pontos percentuais, "Vestuário e calçado” com 0,13 e "Hotéis, cafés e restaurante” com 0,09 pontos percentuais.
As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,09 pontos percentuais.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs deputados alemães, Dietmar Freihoff e Stefan Keuter, inteiraram-se, esta terça-feira, em Luanda, sobre os aspectos relacionados com a diversificação do sector dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, no país, num encontro que os parlamentares mantiveram com o titular do pelouro, Diamantino Azevedo.
A balança comercial angolana registou, no quarto trimestre de 2022, um saldo positivo na ordem dos 2,6 mil milhões de kwanzas, representando uma diminuição das exportações e aumento das importações face ao período homólogo.
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Banco Nacional de Angola (BNA) disse, esta terça-feira, em Luanda, que “ainda é muito cedo” para saber qual será o desfecho do Banco Económico, que se encontra actualmente numa “fase de intervenção correctiva”, sem descartar a possibilidade de encerrar.
O Interclube bateu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 95-79, no Pavilhão da Cidadela e qualificou-se para a final da Taça de Angola, esta terça-feira, com Emanuel Quezada em grande plano, como homem do jogo, contribuindo com 23 pontos, nove assistências e seis ressaltos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, criticou hoje Governos e outras autoridades que usam para fins políticos o racismo e a discriminação, advogando que "estão a brincar com o fogo".
O Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola decidiu, esta terça-feira, reduzir a taxa básica de juros - Taxa BNA de 18 para 17 por cento, medida que deverá resultar num maior acesso ao crédito bancário pelos agentes económicos no mercado nacional.
O Quénia, onde cerca de 4,4 milhões de pessoas passam fome devido à seca, recebeu 25.000 toneladas de cereais da Ucrânia, o primeiro carregamento a chegar ao país desde a assinatura do acordo sobre os cereais, anunciou, esta terça-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU), avança a Lusa.