Economia

Preços ao Consumidor Nacional registam variação de 0,86 por cento

O Índice de Preços ao Consumidor Nacional registou no mes de Janeiro e Fevereiro do ano em curso uma variação de 0,86 por cento, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

18/03/2023  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR

O INE informa que, comparando as variações mensais (Janeiro a Fevereiro de 2023) regista-se uma aceleração de 0,03 pontos percentuais, ao passo que, em termos homólogos (Fevereiro 2022 a Fevereiro 2023), houve uma desaceleração na variação actual de 0,91 pontos percentuais.

As províncias que registaram menor variação nos preços foram: Bengo com 0,61 por cento, Lunda Sul (0,71) e Cuando Cubango com 0,73 por cento.

Por outro lado, as províncias que registaram maior variação nos preços foram as do Zaire ( 1,13 ), Namibe (1,06) e Cunene com 1,05 por cento.

Variação por classes

A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços, com uma variação de 1,88 por cento. Destacam se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Vestuário e Calçado”com 1,86 por cento, "Bens e serviços diversos” (1,41) e "Hotéis, Cafés e Restaurantes” com 1,33 por cento,

Quanto a variação homóloga, o INE informa que situa-se em 11,54 por cento, registando um decréscimo de 15,74 pontos percentuais em relação a observada em igual período do ano anterior (Fevereiro de 2022).

Comparando a variação homóloga actual com a registada no mês anterior verifica-se uma desaceleração de 1,01 pontos percentuais.

Contribuição por despesa

A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,46 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Bens e serviços diversos” com 0,10 pontos percentuais, "Vestuário e calçado” e "Saúde” com 0,07 pontos percentuais cada. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,07 pontos percentuais.

Províncias que registaram menor variação nos preços

As províncias que registaram menor variação nos preços são as do Bengo, Lunda Sul e Cuando Cubango.

No que se refere à província do Bengo, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação de 0,61 por cento. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,69 por cento.

Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes "Bens e serviços diversos” com 1,46 por cento, "Vestuário e calçado” (1,32) e "Hotéis, cafés e restaurantes” (1,17).

A classe "Alimentação e Bebidas não Alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,41 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Bens e serviços diversos” com 0,09 pontos percentuais, "Vestuário e calçado” com 0,06 pontos percentuais e "Hotéis, cafés e restaurantes” e "Saúde "com 0,05 pontos percentuais cada. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,05 pontos

Lunda Sul

O ÍPC da província registou uma variação de 0,71. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 2,10 por cento.

Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Lazer, recreação e cultura” com 1,02 por cento, "Vestuário e calçado” (0,96) e "Bens e serviços diversos”com 0,85 por cento.

A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços com 0,40 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Saúde” com 0,11 pontos percentuais, "Bens e serviços diversos” com 0,06 pontos percentuais e "Lazer, recreação e cultura” com 0,04 pontos percentuais.

As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,04 pontos percentuais.

Cuando Cubango

O ÍPC da província registou uma variação de 0,73 por cento. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,45 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Hotéis, cafés e restaurantes” com 1,13 por cento, "Vestuário e calçado” (0,95) e "Bens e serviços diversos” (0,90).

A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,38 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Bens e serviços diversos” com 0,07 pontos percentuais, "Bebidas alcoólicas e tabaco” com 0,06 pontos percentuais e "Saúde” com 0,05 pontos percentuais.

As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,05 pontos percentuais.

Províncias que registaram maior variação nos preços


As províncias que registaram menor variação nos preços, foram as do Zaire, Namibe e Cunene.

No que se refere ao Cunene, o ÍPC registou uma variação de 1,13 por cento no período em referência. A classe "Saúde” foi a que registou maior aumento de preços com 2,10 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes "Vestuário e calçado” com 1,81 por cento, "Mobiliário, Equipamento doméstico e manutenção” (1,68) e "Hotéis, cafés e restaurantes” (1,64).

A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,62 pontos percentuais, durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Vestuário e calçado” com 0,12 pontos percentuais, "Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção” com 0,08 pontos percentuais e "Saúde” com 0,07 pontos percentuais. As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,07 pontos percentuais.

 

Namibe

O ÍPC da província registou uma variação de 1,06 por cento nos meses de Janeiro e Fevereiro do ano em curso. A classe "Vestuário e calçado” foi a que registou o maior aumento de preços com 1,69 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes, "Hotéis, cafés e restaurantes” com 1,61 por cento, "Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção” (1,42) e "Bens e serviços diversos” (1,29).

A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,68 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Mobiliário, equipamento doméstico e manutenção”com 0,09 pontos percentuais, "Bens e serviços diversos” com 0,08 pontos percentuais e "Vestuário e calçado” com 0,06 pontos percentuais.

As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,06 pontos percentuais.

Cunene

O ÍPC registou uma variação de 1,05 por cento. A classe "Saúde” foi a que registou o maior aumento de preços com 3,38 por cento. Destacam-se também os aumentos dos preços verificados nas classes: "Vestuário e calçado” com 2,62 por cento, "Hotéis, cafés e restaurantes” (2,05) e "Lazer, recreação e cultura” (0,94).

A classe "Alimentação e bebidas não alcoólicas” foi a que mais contribuiu para o aumento do nível geral de preços, com 0,46 pontos percentuais durante o mês de Fevereiro, seguida das classes: "Saúde” com 0,16 pontos percentuais, "Vestuário e calçado” com 0,13 e "Hotéis, cafés e restaurante” com 0,09 pontos percentuais.

As restantes classes tiveram contribuições inferiores a 0,09 pontos percentuais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia