Economia

Preço do ouro dispara e bate novo recorde

O preço do ouro voltou a subir, segunda-feira, e atingiu um pico pela sétima sessão consecutiva, impulsionado pelas expectativas de cortes nas taxas de juro nos Estados Unidos e o acumular do metal pela China. Uma onça de ouro (aproximadamente 31 gramas) atingiu os 2.355 dólares nas negociações asiáticas.

09/04/2024  Última atualização 12H41
© Fotografia por: DR

Em 2023, o Banco Popular da China adquiriu uma quantidade de ouro superior à de todos os bancos centrais do mundo, totalizando aproximadamente 225 toneladas métricas desse metal valioso no ano passado.

Segundo Han Tan, analista-chefe de mercado do Exinity Group, essa tendência de compras expressivas por parte dos bancos centrais globais, incluindo o BPC e o Banco da Reserva da Índia, está a impulsionar o aumento do valor do ouro no mercado internacional.

A China tem uma enorme  dependência do dólar nas transacções comerciais, já que  a moeda  americana é amplamente utilizada como reserva internacional. Por essa razão, Pequim está  a diversificar as reservas do seu banco central como uma medida para reduzir essa dependência da moeda americana.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia