Economia

Preço do azeite no maior produtor mundial subiu 165,5% nos últimos três anos

O preço do azeite em Espanha subiu 165,5 por cento, nos últimos três anos, segundo dados oficiais divulgados pelo Ministério da Agricultura local.

29/02/2024  Última atualização 02H02
© Fotografia por: DR | Arquivo
Segundo a mesma fonte, só em Dezembro o aumento foi de 54,6 por cento, comparando com o mesmo mês de 2022. 

A Espanha é o maior produtor de azeite do mundo, responsável por 75 por cento do total, e o segundo com mais consumo ‘per capita’ (a seguir à Grécia). Existe a expectativa de que os preços globais subam ainda mais, uma vez que a seca fustigou o ano agrícola de 2023/24, que começou oficialmente em 1 de Outubro de 2023.

Segundo estimativas ainda provisórias do Ministério da Agricultura de Espanha, a produção de azeite na campanha de 2023/2024 deve limitar-se a 765.300 toneladas, mais 15 por cento do que na anterior, mas 34 por cento abaixo da média das últimas quatro campanhas.

Em Janeiro, os preços no maior produtor mundial aumentaram 62,9 por cento em comparação com o ano anterior. 

Em toda a União Europeia, o aumento anual dos preços acelerou no segundo semestre do ano passado, passando de 37 por cento em Agosto para 51 por cento em Novembro, que foi o seu pico.

Tradicionalmente, existe uma enorme procura nos países mediterrânicos, o que também contribui para o aumento dos preços. Por exemplo, em Espanha, 80 por cento do azeite é produzido para ser exportado. 

Já na Grécia, a produção do ano passado ficou quase reduzida à metade, em relação a 2022. Dados divulgados pela Comissão Europeia indicam uma fraca colheita de 175.000 toneladas, a mais baixa dos últimos seis anos e um forte contraste com a colheita abundante de 2022, de cerca de 340.000 toneladas. "Esta foi uma das piores colheitas dos últimos 30 anos”, disse um produtor da região de Ilia, no Peloponeso, citado pelo site Olive Oil Times.

O consultor de qualidade e provador de azeite Nikos Koutsoukos, químico formado com mais de 25 anos de experiência no sector, sublinha que o país está "numa encruzilhada” e destacou o declínio acentuado a produção de azeite na maioria das principais regiões produtoras da Grécia.

"O mercado interno de azeite está praticamente estagnado neste momento, com os produtores mantendo as suas reservas limitadas na expectativa de que os preços subam ainda mais, e é quase impossível prever como as coisas irão", explica.

A formação de preços do azeite dá-se no mercado internacional e a Europa concentra 75 por cento da produção mundial. A safra global de 2022 foi a pior da história, com queda de 26 por cento, comparada com o padrão histórico. A expectativa era de melhorar em 2023, mas não se confirmou. 

A principal causa foi a seca, que atingiu também Portugal, mas foi mais severa em Espanha, pelo segundo ano consecutivo. A região da Catalunha declarou emergência de seca em 24 municípios em Agosto, após 30 meses de pouca chuva, uma estimativa que acabou com os reservatórios de água, secou os olivais e levou a restrições do uso de água em todo o país, de acordo com a NASA (Agência Espacial dos EUA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia