O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
A comercialização de diamantes produzidos no país nos últimos meses está abaixo dos 55 por cento do preço médio planificado pelos operadores do sub-sector.
"Hoje tivemos praticamente as vendas abaixo dos 30 a 55 por cento do preço planificado. Se tivermos em conta que um projecto, planificou vender o diamante a um preço de 500 dólares por quilate, mas por imposição de mercado, comercializa a 250, é extremamente difícil", disse o gestor.
O administrador executivo da ENDIAMA alertou que se mantiverem os actuais níveis de venda, o sub-sector diamantífero vai experimentar muitas dificuldades. O gestor disse que os produtores de diamante que operam no país têm pela frente muitos desafios para o fortalecimento da economia nacional. Além do balanço da produção referente ao primeiro semestre de 2024, durante os dois dias do encontro do Dundo, as empresas apresentaram desafios ligados à geologia, exploração e tratamento de minério, produção e recuperação, desempenho económico, recursos humanos e sustentabilidade social.
A ENDIAMA e parceiros, continuam a dar ênfase às questões económicas, reduzindo os custos operacionais das empresas.
A mina do Luele localizada na província da Lunda-Sul é um projecto embrionário, em fase de consolidação, mas com certeza de que nas próximas décadas vai ser uma das melhores do continente africano.
Empregabilidade
A governadora provincial da Lunda-Norte, Filomena Miza Aires, defendeu que apesar das dificuldades que o sub-sector diamantífero atravessa um dos desafios, tem que ver com a criação de políticas eficazes para a empregabilidade dos jovens.
A governante destacou a importância da indústria diamantífera na economia do país, antes de encorajar os produtores a prosseguirem com a mesma determinação e vontade para a obtenção de lucros aos sócios.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA consultora Oxford Economics reviu hoje em alta a previsão de crescimento da produção de petróleo em Angola, antevendo que o segundo maior produtor da África subsaariana bombeie 1,18 milhões de barris diários, mais 4% que em 2023.
Ric Bradshaw, o xerife do condado de Palm Beach, no estado norte-americano da Florida, revelou, este domingo, novas informações sobre os tiros disparados nas imediações do campo de golfe onde Donald Trump se encontrava.
O Banco Nacional de Angola anunciou, na sexta-feira, a indicação do vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Rodrigo Gonçalves de Castro e Silva, ao cargo de direcção executiva da Constituência do Grupo Africano 1 (AfG1) do Fundo Monetário Internacional (FMI, que deve ser ocupado por um representante da República de Angola.
O Desportivo da Lunda-Sul venceu, 1-0, a equipa do Sekhukhume FC da África do Sul, sábado no Estádio 11 de Novembro, em desafio referente à primeira-mão da última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação.
António Agostinho Neto foi o fundador da nação angolana e o primeiro Presidente de Angola. Ele interiorizou, desde muito cedo, o valor da luta do povo angolano e fez muito pela liberdade do seu povo.