Sociedade

Pré-candidatos ao Prémio SADC são todos da Edições Novembro

Os pré-candidatos da fase nacional do Prémio SADC de Jornalismo na categoria de Imprensa são todos da Edições Novembro, a empresa que produz vários títulos, entre os quais o Jornal de Angola.

09/04/2024  Última atualização 12H05
O anúncio dos jornalistas vencedores é feito na abertura da próxima Cimeira da SADC © Fotografia por: DR

De acordo com uma nota do Comité Nacional de Adjudicação (CNA) do Prémio, os apurados da fase nacional são os jornalistas Carlos Paulino, da Direcção da Edições Novembro na província do Cuando Cubango, César Esteves e Edna Dala (Luanda), e Jaquelino Figueiredo e Kayila Silvina (Zaire).

Na categoria de Rádio, a maioria dos seleccionados são do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA). A lista é composta por Dino Manuel, da Rádio Lumbamba, na província do Cunene, Dito Tavares, da Rádio Nacional de Angola (RNA) em Malanje, Etelvino Domingos (RNA Cuanza-Norte), Ismael Zeferino e Pelicano Baptista (RNA Cuando-Cubango), Luís Mamana (RNA Zaire), Neusa Capelão (Rádio 2000 – Huíla), Rafael Damião (RNA Moxico e Severino de Jesus (RNA Huíla).

A Televisão Pública de Angola (TPA) lidera a lista de concorrentes desta categoria na fase nacional, com os nomes dos jornalistas Cândido Calombe e Nelson José (de Luanda), Gaspar Jindânji (Cuando Cubango), Hernani Correia (Lunda-Norte) e Lucas Safeca (Namibe). A lista é, igualmente, integrada por Fidel Custódio, da delegação da Rede Girassol na província do Huambo.

Na categoria de Fotojornalismo estão indicados dois profissionais do Jornal de Angola/Ediões Novembro: Contreiras Pipa (Luanda) e Garcia Mayatoko. O outro concorrente é César Magalhães, do Jornal Expansão (Luanda).

Deste grupo sairão os vencedores de cada uma das categorias, que vão disputar a fase regional do Prémio SADC 2024. A etapa regional, com o concurso dos 16 Estados-membros, vai apurar o vencedor e o segundo classificado de cada categoria.

Após a avaliação e classificação a serem propostas pelo Júri, caberá ao CNA-Angola homologar as quatro peças vencedoras (uma de cada categoria), que vão representar o país na fase regional, onde deverão concorrer os 16 Estados-membros da SADC.

O processo de votação para o apuramento dos vencedores e dos segundos classificados do Prémio SADC de Jornalismo 2024 terá lugar durante a 29ª Reunião Anual do Comité Regional de Adjudicação (RAC, na sigla inglesa), a realizar-se de 24 a 28 de Junho, em Luanda.

O anúncio oficial dos vencedores e dos segundos classificados será feito pelo Secretariado Executivo da SADC, na Sessão de Abertura da 44ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, a ter lugar em Agosto, no Zimbabwe.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade