A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
Jorge Mulumba, Pedro Cabenha, Luís Lau e Banda Real são as atracções para amanhã no projecto Praça do Semba, a ser realizado no Café Platina Lounge Bar, no Tala Hady, Cazenga, sob o lema “ Viajar no passado em Tributo ao Mestre Kituxi”.
A homenagem ao Mestre Kituxi sucede a edição de 1 de Maio, dedicada aos trabalhadores, o "Muzonguê ya Kalakadi”, que contou com a Banda Movimento, Augusto Chacaya e Massoxi. O Café Platina está localizado no Cazenga, zona onde o homenageado vive actualmente, depois de ter feito o seu percurso artístico e de vida no Marçal.
Jorge Mulumba, sobrinho de Kituxi, é uma das presenças neste projecto, depois de ter coordenado a homenagem feita ao tio na segunda edição do Festival Balumuka. Jorge Henrique Mulumba é o líder do grupo Nguami Maka e actualmente coordena o grupo Kituxi.
Canta, compõe e toca puíta, hungu, dicanza, ngoma, caixa, quissanje e outros instrumentos de matriz angolana. Tem participado em várias residências artísticas e formações internacionais, em países como o Brasil e África do Sul, onde esteve numa investigação cultural no campo da pesquisa tradicional e africana, na Universidade Nelson Mandela, em Port Elizabeth.
Pedro Cabenha vem da aldeia de Mbanza Kitele, província do Bengo. É um artista forjado na Igreja Metodista e a aventura musical no final da década de 1970 como vocalista do agrupamento Proletários, em 1984 foi decisiva. Depois de conquistar o espaço na sua terra natal, atingiu reconhecimento nacional com a música "Michele”. Tem outros sucessos como "Catatu”, "Ndaiwé”, "Jinguela”, "Pedrito”, "Saua”, "Beiral”, "Koue”, entre outros encontrados nos discos Nzoji Yami”, "Mamá Sessá” e "Ngambi”.
Luís Lau é uma das principais vozes e representantes da cabecinha que deixa bem reflectido em "Moda Cabecinha” e "Kapeleko”. A Banda Real é a formação que fará o acompanhamento e reúne os instrumentistas Esteves Bento (tambores e voz), João da Loba (bateria e voz), Pepelo (solo), Kito (ritmo), Simão (baixo) e Dady (teclados).
O projecto Praça do Semba teve a primeira edição em Janeiro deste ano com Augusto Chacaya, Calabeto e Dom Caetano, acompanhados pela Banda Yetu. Depois passaram Lulas da Paixão, Legalize e Solange Candinho. O projecto tem como promotor Felizardo Cristóvão "Cristo Platina” e acontece no Café Platina Lounge Bar, aberto a outros estilos e propostas artísticas e sócio-culturais.
O Café Platina Lounge Bar situado no Tala Hady, Cazenga, surgiu em Dezembro de 2014. Em oito anos, a colaboração com promotores locais e a associação a outros projectos tem marcado a sua existência.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.