Cultura

Praça do Semba presta tributo ao Mestre Kituxi

Analtino Santos

Jornalista

Jorge Mulumba, Pedro Cabenha, Luís Lau e Banda Real são as atracções para amanhã no projecto Praça do Semba, a ser realizado no Café Platina Lounge Bar, no Tala Hady, Cazenga, sob o lema “ Viajar no passado em Tributo ao Mestre Kituxi”.

02/06/2023  Última atualização 10H20
Mestre Kituxi é uma referência da música angolana © Fotografia por: DR

A homenagem ao Mestre Kituxi sucede a edição de 1 de Maio, dedicada aos trabalhadores, o "Muzonguê ya Kalakadi”, que contou com a Banda Movimento, Augusto Chacaya e Massoxi. O Café Platina está localizado no Cazenga, zona onde o homenageado vive actualmente, depois de ter feito o seu percurso artístico e de vida no Marçal.

Jorge Mulumba, sobrinho de Kituxi, é uma das presenças neste projecto, depois de ter coordenado a homenagem feita ao tio na segunda edição do Festival Balumuka. Jorge Henrique Mulumba é o líder do grupo Nguami Maka e actualmente coordena o grupo Kituxi.

Canta, compõe e toca puíta, hungu, dicanza, ngoma, caixa, quissanje e outros instrumentos de matriz angolana. Tem participado em várias residências artísticas e formações internacionais, em países como o Brasil e África do Sul, onde esteve numa investigação cultural no campo da pesquisa tradicional e africana, na Universidade Nelson Mandela, em Port Elizabeth.

Pedro Cabenha vem da aldeia de Mbanza Kitele, província do Bengo. É um artista forjado na Igreja Metodista e a aventura musical no final da década de 1970 como vocalista do agrupamento Proletários, em 1984 foi decisiva. Depois de conquistar o espaço na sua terra  natal, atingiu reconhecimento nacional com a música "Michele”. Tem outros sucessos como "Catatu”, "Ndaiwé”, "Jinguela”, "Pedrito”, "Saua”, "Beiral”, "Koue”, entre outros encontrados nos discos Nzoji Yami”, "Mamá Sessá” e "Ngambi”.

Luís Lau é uma das principais vozes e representantes da cabecinha que deixa bem reflectido em "Moda Cabecinha” e "Kapeleko”. A Banda Real é a formação que fará o acompanhamento e reúne os instrumentistas Esteves Bento (tambores e voz), João da Loba (bateria e voz), Pepelo (solo), Kito (ritmo), Simão (baixo) e Dady (teclados).

O projecto Praça do Semba teve a primeira edição em Janeiro deste ano com Augusto Chacaya, Calabeto e Dom Caetano, acompanhados pela Banda Yetu. Depois passaram Lulas da Paixão, Legalize e Solange Candinho. O projecto tem como promotor Felizardo Cristóvão "Cristo Platina” e acontece no Café Platina Lounge Bar, aberto a outros estilos e propostas artísticas e sócio-culturais.

O Café Platina Lounge Bar situado no Tala Hady, Cazenga, surgiu em Dezembro de 2014. Em oito anos, a colaboração com promotores locais e a associação a outros projectos tem marcado a sua existência.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura