Sociedade

Potência energética tem subida este ano

A cidade de Cabinda vai contar, ainda este ano, com uma central fotovoltaica, com capacidade para produzir 50 me-gawatts de energia eléctrica, cujas obras arrancam nos próximos dias.

05/01/2021  Última atualização 12H02
Complexo energético da cidade produz 150,7 megawatts © Fotografia por: António Soares| Edições Novembro
Segundo o secretário provincial da Energia e Águas, Rafael Paca, que prestou a informação ao Jornal de Angola, com o funcionamento da infra-estrutura a potência energética da cidade vai subir de 150,7 para 200,7 megawatts.
A central vai ser erguida na comuna de Malembo e funcionará no sistema de ciclo combinado, em paralelo com uma turbina a gás de 25 megawatts.

"Estamos a trabalhar no sentido de elevar os níveis de produção de energia eléctrica na província, criando condições para aumentar o nível de produção para 400 megawatts e acabar, definitivamente, com o défice de consumo”, sublinhou Rafael Paca.
 No que toca à iluminação pública, o responsável informou que estão em curso trabalhos de substituição de lâmpadas em todas as artérias e bairros periféricos da cidade de Cabinda, nos municípios e comunas da província.

Nas aldeias de maior densidade populacional, assegurou, serão colocados painéis solares com capacidade média, para iluminação das vias públicas.
 O processo de substituição de lâmpadas na cidade de Cabinda, segundo Rafael Paca, deu lugar à instalação de 639 lâmpadas luminárias, que reduziram o consumo de energia para cerca de 1,3 megawatts, equivalente ao consumo doméstico de aproximadamente 400 moradias.

Outros projectos

Os trabalhos de construção de linhas de média e baixa tensão, ligações domiciliares, instalação de postes de transformação na localidade de Zongolo, arredores da cidade de Cabinda, fazem parte da gama de projectos em curso no sector energético da província.
Por outro lado, Rafael Paca lamentou a onda de vandalização que se assiste frequentemente no sector, com realce para o saque de cabos eléctricos em postes de transformação.

"Na calada da noite, vândalos queimam dispositivos eléctricos com o propósito de extraírem o cobre para a comercialização” no mercado informal, deplorou, apelando às "autoridades tradicionais e à população em geral”para denunciarem as acções que visam a vandalização de bens públicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade