Desporto

Portugal vence Gana com algum sofrimento

Portugal venceu o Gana, por 3-2 e, com o empate entre Uruguai e Coreia do Sul, lidera isolado o Grupo H. Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão marcaram os golos da Selecção lusitana.

25/11/2022  Última atualização 07H55
© Fotografia por: DR
Portugal entrou forte e a dominar a partida, mas sem conseguir criar claras oportunidades de golo. Dessa forma, o intervalo chegou com 0-0, mas com a equipa das quinas a ter 62 por cento de posse de bola.

E foi numa altura em que o Gana crescia no jogo que Cristiano Ronaldo é travado na área por Salisu, e assume a responsabilidade de marcar a grande penalidade, colocando Portugal em vantagem.

Mais um golo para a história de Cristiano Ronaldo, que passa a ser o primeiro futebolista do mundo a marcar em cinco Mundiais consecutivos. E é por isso que em Portugal o "capitão” não é dispensável, pelo contrário e sempre decisivo.

Mas voltemos à estreia vitoriosa de Portugal, o que não acontecia desde o Alemanha'2006, quando um golo de Pauleta deu vitória sofrida, por 1-0, sobre Angola. André Ayew ainda empatou aos 73 minutos e logo depois estava a ser substituído, tal como Kudus, que fez o último passe nesse lance. Ainda se festejava no banco dos africanos, quando João Félix marcou, aproveitando primorosa assistência de Bruno Fernandes.

Voltava Portugal a ganhar tranquilidade e, três minutos depois de entrar em campo, Rafael Leão teve momento de explosão pela esquerda, entrou na área e ampliou a vantagem por 3-1, com mais uma assistência de Bruno Fernandes.

Com o conforto dos dois golos de vantagem, Fernando Santos tirou de campo Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix, aos 88 minutos, mas o Gana marcou golo depois, por Bukari, o que deixou a equipa das quinas um pouco pressionada.

A compensação foi longa, 9 minutos, e no último segundo houve um susto enorme: Iñaki Williams ficou nas costas de Diogo Costa sem que o guarda-redes percebesse e quando este colocou a bola no relvado o ganês surgiu rápido a roubar-lhe o esférico. Mas aí os deuses estiveram com a equipa das quinas e o avançado africano escorregou e não conseguiu marcar o golo que seria do empate.

Mais susto, menos susto, Portugal venceu na estreia e lidera o Grupo H, com 3 pontos e a possibilidade de garantir o apuramento, caso derrote o Uruguai na segunda jornada.

 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto