A participação da Mauritânia no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) terminou, esta sexta-feira, depois de perder, 0-1, contra o Senegal, que garantiu a passagem às meias-finais, em jogo referente aos quartos-de-final.
A Argélia venceu a Côte D'Ivoire, por 1-0, esta sexta-feira, a jogar em casa, no duelo referente aos quartos-de-final, no Estádio Nelson Mandela, em Baraki, em Argel e qualificou-se para as meias-finais do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN).
Portugal venceu o Gana, por 3-2 e, com o empate entre Uruguai e Coreia do Sul, lidera isolado o Grupo H. Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão marcaram os golos da Selecção lusitana.
E foi numa altura em que o Gana crescia no jogo que Cristiano Ronaldo é travado na área por Salisu, e assume a responsabilidade de marcar a grande penalidade, colocando Portugal em vantagem.
Mais um golo para a história de Cristiano Ronaldo, que passa a ser o primeiro futebolista do mundo a marcar em cinco Mundiais consecutivos. E é por isso que em Portugal o "capitão” não é dispensável, pelo contrário e sempre decisivo.
Mas voltemos à estreia vitoriosa de Portugal, o que não acontecia desde o Alemanha'2006, quando um golo de Pauleta deu vitória sofrida, por 1-0, sobre Angola. André Ayew ainda empatou aos 73 minutos e logo depois estava a ser substituído, tal como Kudus, que fez o último passe nesse lance. Ainda se festejava no banco dos africanos, quando João Félix marcou, aproveitando primorosa assistência de Bruno Fernandes.
Voltava Portugal a ganhar tranquilidade e, três minutos depois de entrar em campo, Rafael Leão teve momento de explosão pela esquerda, entrou na área e ampliou a vantagem por 3-1, com mais uma assistência de Bruno Fernandes.
Com o conforto dos dois golos de vantagem, Fernando Santos tirou de campo Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix, aos 88 minutos, mas o Gana marcou golo depois, por Bukari, o que deixou a equipa das quinas um pouco pressionada.
A compensação foi longa, 9 minutos, e no último segundo houve um susto enorme: Iñaki Williams ficou nas costas de Diogo Costa sem que o guarda-redes percebesse e quando este colocou a bola no relvado o ganês surgiu rápido a roubar-lhe o esférico. Mas aí os deuses estiveram com a equipa das quinas e o avançado africano escorregou e não conseguiu marcar o golo que seria do empate.
Mais susto, menos susto, Portugal venceu na estreia e lidera o Grupo H, com 3 pontos e a possibilidade de garantir o apuramento, caso derrote o Uruguai na segunda jornada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginQuando falta um dia para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), toda a atenção do país está centrada na selecção local, a Argélia, que disputa diante da Côte D’Ivoire o acesso às meias-finais, na próxima sexta-feira, no Estádio Nelson Mandela, situado em Baraki, na capital, Argel.
A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que a cidade russa de Kazan vai deixar de ser o palco que acolhe a edição deste ano da Supertaça Europeia, o jogo vai passar a ser realizado no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas, na Grécia, no próximo dia 16 de Agosto.
A Mauritânia bateu o Mali, por 1-0, no Estádio Miloud Hadefi e garantiu o apuramento para os quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores das ligas internas (CHAN), pela primeira vez na história, em jogo referente ao grupo D.
A Mauritânia colocou o prego no caixão das aspirações da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores nas ligas internas (CHAN), esta terça-feira, depois de marcar um golo aos 53 minutos, por intermédio de Ibrahima Mamadou Sy, diante do Mali, no Estádio Miloud Hadefi, em Oran, no jogo que ainda decorre, correspondente à última jornada do grupo D.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.
A Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A implementação efectiva na área de aeroportos de 68 por cento das iniciativas, nota superior à média regional de 49 por cento e da média global de 62 por cento, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no “Workshop Certificação de Aeroporto”, no Quénia, onde partilharam a experiência do país junto de peritos da Região.