Economia

Portos de Angola: Associação quer mais investidores no transporte marítimo

Pedro Vicente | Cabinda

Jornalista

A Associação dos Portos de Angola (APANG) defende a entrada de cada vez mais investidores no transporte marítimo como resposta aos desafios de melhoria da mobilidade interna e preços competitivos.

14/04/2024  Última atualização 11H37
© Fotografia por: DR

De acordo com o presidente da APANG, Manuel Nazaré Neto, sexta-feira, em Cabinda, a melhoria dos transportes marítimos domésticos passa antes de tudo pela formação de quadros, desenvolvimento das infra-estruturas  e na modernização dos equipamentos portuários.

"É preciso que a classe empresarial privada olhe para a questão dos transportes marítimos de passageiros, porque é um sector que mobiliza o desenvolvimento do país”, apelou.

Digitalização

Manuel Nazaré Neto disse, no encerramento da quinta mesa-redonda sobre "A cabotagem nacional e o impacto na economia”, que sem técnicos preparados e um sistema de digitalização eficaz, os portos do país serão incapazes de acompanhar o desenvolvimento que se verifica a nível internacional.

Referiu que a nível do país, estão a ser construídas novas plataformas logísticas, modernização de portos, a construção do terminal de contentores na província do Namibe, o Terminal de Águas Profundas do Caio, na província de Cabinda, visando a melhoria da cabotagem doméstica.

"Porque o tipo de navio ou barcaça que está a ser utilizado para a transportação de mercadorias do Soyo para Cabinda não é adequado”, ressaltou.

O secretário de Estado do sector, Rui Carreira, representou o ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia