Economia

Porto do Lobito arrecada 14,7 mil milhões de kwanzas

O Porto do Lobito arrecadou, em 2022, 14,7 mil milhões de kwanzas, com os serviços de carga e descarga de contentores com mercadorias diversas, avançou esta segunda-feira, em Benguela, o presidente do Conselho de Administração.

16/01/2023  Última atualização 22H32
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO
Celso Rosas que discursou na cerimónia de cumprimentos de Ano novo, disse que comparativamente ao ano de 2021, houve uma diminuição na arrecadação de receitas na ordem dos 7,80 por cento, em que se obteve 15,9 mil milhões de kwanzas.

De acordo com o gestor, a redução na arrecadação de receitas, deveu-se por causa da descida, no início de 2022, da taxa de cambio do Kwanza, face ao dólar, e as taxas portuárias estarem indexadas a moeda norte americana.

Segundo Celso Rosas, em relação à carga contentorizada, registou-se uma redução na ordem dos 20 por cento, face ao ano de 2021, em teus.

Segundo Celso Rosas, quanto a carga contentorizada, registou-se uma redução na ordem dos 20 por cento,em relação ao ano de 2021, em teus.

Para Celso Rosas, em 2022, o Porto do Lobito movimentou 22.578 contentores, e 28.233 contentores, em 2021. Disse que a empresa situou-se em 20 por cento na movimentação de 336.809 toneladas, em 2022, e 344.682 toneladas, em 2021.

Durante a cerimónia, Celso Rosas avançou também que o Porto do Lobito registou o movimento de 326 navios com carga diversa, que representa uma redução de 19 por cento de navios e o aumento de cinco por cento de toneladas, em relação ao ano de 2021, cuja acção registou o movimento de 1,4 milhões de toneladas.

Para Celso Rosas, em 2022, o Porto do Lobito movimentou 22.578 contentores, e 28.233 contentores, em 2021. Disse que a empresa situou-se em 20 por cento na movimentação de 336.809 toneladas, em 2022, e 344.682 toneladas, em 2021.

Durante a cerimónia, Celso Rosas avançou também que o Porto do Lobito registou o movimento de 326 navios com carga diversa, que representa uma redução de 19 por cento de navios e o aumento de cinco por cento de toneladas, em relação ao ano de 2021, cuja acção registou o movimento de 1,4 milhões de toneladas.

Perspectivas para 2023

Para este ano, revelou, as perspectivas estão viradas para a entrega do Terminal Mineraleiro, a partir do segundo trimestre, posteriormente, o Terminal Polivalente, passando, deste modo, para o modelo de Gestão de Porto Senhorio, entre outros projectos.

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