Economia

Porto de Luanda revela recuo de 17 por cento

O volume de produção do Porto de Luanda caiu 17 por cento no primeiro semestre, para 3,036 milhões de toneladas de carga diversa, contra 3,668 milhões no mesmo período de 2019, de acordo com dados obtidos pelo Jornal de Angola.

05/08/2020  Última atualização 19H44
DR

Um relatório de actividades relativo aos primeiros seis meses do ano refere que a produtividade portuária começou a baixar no mês de Janeiro, mas recuperou, em Fevereiro, o nível alcançado no mês homólogo do ano anterior devido ao desempenho mais robusto da economia verificado naquele lapso de tempo.

O documento nota que esse desenvolvimento fortuito criou a expectativa do arranque de uma trajectória económica nacional ascendente, mas a eclosão da pandemia da Covid-19 e a sua profusão à escala global contrariaram esta perspectiva, impondo uma baixa na importação e exportação dos produtos que regularmente procuram o Porto de Luanda.

A queda da produção portuária foi mais acentuada nos meses de Abril e Junho, altura em que se registou uma quebra de 40 e 24 por cento, respectivamente, e que coincide com o período em que começou a ser notificado o aumento de número de casos de Covid-19 em Angola.

A produção de Janeiro foi de 552 mil toneladas, contra cerca de 583 mil em igual período do ano passado, representando uma variação negativa de 5,00 por cento. Em Fevereiro, a produção ascendeu em 4,00 por cento, mas retrocedeu 12 por cento em Março, 40 por cento em Abril, 19 em Maio e 17 em Junho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia