O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) defendeu a necessidade do reforço das campanhas de sensibilização da população, visando a redução de casos de ataques de jacarés e hipopótamos, em rios da província do Cuando Cubango.
"Dentro da catalogação das zonas com maior incidência de ataques de animais aquáticos, como jacarés e hipopótamos, a província do Cuando Cubango é a que apresenta um quadro bastante crítico no país, situação que almejamos resolver brevemente”, disse Félix Domingos, que defendeu a necessidade de se agir com urgência para se inverter o quadro e diminuir o número de vítimas.
Segundo Félix Domingos, uma das maiores dificuldades não é a falta de meios, mas a consciencialização da população, tendo em conta que tem como hábito e costume deslocar-se aos rios para várias actividades, muitas vezes ignorando as orientações dos efectivos do SPCB.
Deu a conhecer que, no mês passado, uma equipa técnica do SPCB deslocou-se ao Cuando Cubango, para ajudar a criar estratégias para se evitar afogamentos e ataques frequentes de jacarés e hipopótamos, em rios da província.
O Comando Nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, acrescentou, nos próximos dias, irá enviar à província do Cuando Cubango vários meios de resposta rápida a calamidades naturais, como bóias insufláveis, barcos a motor, motos de água, para ajudarem a evitar afogamentos e facilitar o resgate de pessoas atacadas por jacarés e hipopótamos.
Explicou que outra medida para atenuar os casos de ataques de jacarés e hipopótamos é a criação de sistemas de redes nos rios, para impedir que os animais cheguem aos locais onde a população acarreta água para o consumo, toma banho ou lava a roupa.
Ravinas
Félix Domingos disse que o SPCB está também preocupado com a progressão de ravinas no município do Cuito Cuanavale, que, além de destruírem inúmeras infra-estruturas, poderão cortar a circulação de pessoas e bens dentro da localidade e com outras regiões da província.
O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros disse ser necessário criarem-se mais estratégias para estancar a progressão das ravinas. "É necessário que a população seja capacitada para combater as ravinas, através da aplicação de elementos vegetais, para que se possa conter a sua progressão”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos, 30 gestores de cooperativas agrícolas dos municípios de Menongue, Cuito Cuanavale, Cuchi e Calai, na província do Cuando Cubango, participam, desde esta segunda-feira, numa formação sobre boas práticas para a produção de qualidade e em quantidade.
O papel da mulher para erradicar a fome e a pobreza foi valorizado, sexta-feira, em Saurimo, província da Lunda-Sul, pelo delegado provincial da Justiça e dos Direitos Humanos, Izildo Paulo Gonçalves.
As obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.