Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da província de Malanje, apresentaram, esta segunda-feira, ao governador Marcos Nhunga o seu plano de actividades para os próximos cinco anos.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e a sua homóloga da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, chegaram, na manhã desta segunda-feira à província de Benguela, para uma visita de dois dias.
A reabilitação, nos últimos quatro anos, de 96 quilómetros da estrada que liga o Cuito ao município do Andulo, na Estrada Nacional número 140, na província do Bié, está a influenciar positivamente a vida dos munícipes, na sua maioria camponeses, que viram as trocas comerciais entre o campo e a cidade facilitadas.
Celeste Adolfo recordou que, antes da reabilitação da via entre Cuito e Andulo, numa distância de 130 quilómetros, a viagem entre as duas localidades durava oito horas, mas agora é feita em 1h30.
"Os benefícios dos trabalhos de reabilitação do troço Cuito/Andulo são evidentes. O troço foi totalmente reabilitado, depois de ter estado inoperante durante mais de 15 anos”, sublinhou a administradora, acrescentando que as obras duraram dez anos, porque foram muitas vezes interrompidas.
Acrescentou que a reabilitação da estrada, além de permitir maior fluidez e segurança, facilita o escoamento de produtos agrícolas.
A administradora do Andulo, que realçou o notório movimento de viaturas nos dois sentidos, em qualquer período do dia, disse que os trabalhos realizados estão a ajudar a promover o crescimento económico e demográfico da região e a encurtar o tempo de viagem entre várias localidades.
Deu a conhecer que a via está a facilitar, também, a vida de munícipes da Nharêa.
Celeste Adolfo explicou que o município regista avanços significativos a nível económico e social, construção de infra-estruturas administrativas, casas, escolas, postos e centros de saúde e recuperação de várias vias de acesso.
"Andulo e Nharêa são dois municípios com forte produtividade agrícola e esta estrada vem facilitar o escoamento da produção, bem como permitir que a população circule em melhores condições e em pouco tempo, o que vai atrair mais investimento público e privado”, disse.
De referir que as viagens entre o Cuito e o Andulo proporcionam momentos de turismo e lazer, pois ao longo do percurso existem belas paisagens, como rios, riachos e montanhas. A Estrada Nacional 140, que liga o Cuito ao Andulo, permite a ligação com os municípios da Nharêa (Bié) e do Mussende (Cuanza-Sul), e, também, à província de Malanje.
Automobilistas satisfeitos
Automobilistas que circulam com frequência no troço Cuito/Andulo/Nharêa mostraram-se, na semana finda, satisfeitos com a conclusão das obras de colocação de asfalto, situação que está a permitir que haja mais segurança na circulação de pessoas e bens.
Para o condutor João Fernando, há muito que se aguardava pela conclusão dos trabalhos, uma vez que se chegava a fazer mais de seis horas para percorrer 130 quilómetros, além de danos às viaturas.
"Hoje, com a reabilitação da via, já viajamos à vontade, ao contrário do que acontecia anteriormente, uma vez que, devido ao mau estado da estrada, tínhamos muitos problemas com as viaturas”, explicou,
João Fernando exortou, por outro lado, aos automobilistas e a população no sentido de preservar a estrada.
O condutor Artur Chilima disse estar satisfeito com a obra de reabilitação daquele troço, por ser, neste momento, a via que maior segurança oferece aos utentes e veículos ligeiros e pesados.
O taxista António Firmino, que circula diariamente no troço Cuito/Andulo, louvou o esforço do Governo na recuperação da via e solicitou a reabilitação da estrada que liga a sede municipal do Andulo à comuna de Calussinga, que tem alguns troços danificados, que estão a causar muitos acidentes.
Camponeses e criadores de animais das referidas zonas elogiaram as autoridades pela reabilitação da estrada que vai facilitar o acesso à sede da província, as trocas comerciais e o escoamentos dos produtos agrícolas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNoventa e três pacientes entre crianças e adultos começaram, esta segunda-feira, a ser operados a deformidades do lábio leporino e à fenda do palato no hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, província do Bié, numa campanha de cirurgias que encerra no próximo dia 14.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.