Sociedade

População do município de Menongue vai contar com mais água potável

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

A cidade de Menongue, na província do Cuando Cubango, vai contar, nos próximos tempos, com mais água potável, no âmbito da implementação do Projecto de Resiliência Climática e Segurança Hídrica em Angola (RECLIMA).

01/05/2024  Última atualização 10H37
Verbas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios está a permitir redimensionar a rede de distribuição do casco urbano © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições novembro

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas e Saneamento do Cuando Cubango (EPASCC), o projecto, que permitirá aumentar a capacidade actual de produção de água de mais de 11 mil metros cúbicos por dia para cerca de 35 mil metros cúbicos diários, será financiado pelo Banco Mundial (BM) e pela Agência Francesa para o Desenvolvimento (AFD).

Rodrigues Bongue Malengue acrescentou que o projecto contempla a construção de um reservatório de água, 12.500 ligações domiciliares e aumento da rede de distribuição numa extensão de 125 quilómetros.

Sem avançar os valores do financiamento, deu a conhecer que um grupo de especialistas do Ministério da Energia e Águas e do Banco Mundial trabalhou na cidade de Menongue, no ano passado, para o levantamento técnico para a materialização do projecto.

O RECLIMA, explicou, visa o combate à seca nas províncias do Cunene, Huíla, Namibe e Cuando Cubango, onde decorrem trabalhos de levantamento técnico nas sedes municipais do Cuchi, Mavinga, Nancova, Cuangar e Dirico, com o objectivo de construir ou reabilitar sistemas de abastecimento de água.

No âmbito da implementação do programa Água para Todos, que visa melhorar o abastecimento de água potável nas zonas rurais, acrescentou, foram concluídas várias obras em 49 localidades dos nove municípios da província do Cuando Cubango, sendo nove no Cuito Cuanavale, sete em Mavinga, seis em Menongue, Calai e Dirico, quatro no Rivungo, igual número no Cuchi e Cuangar, ao passo que Nancova beneficiou apenas de três projectos.

Rodrigues Bongue Malengue disse, ainda, que, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), se redimensionou a rede de distribuição do casco urbano da cidade de Menongue, de forma a melhorar a pressão de água no centro urbano e nos bairros Azul, Cunha, Kamumbué, Bom Dia, Jubileu, São Pedro, Feira e Caimanero, a reabilitação dos reservatórios inoperantes e a instalação de uma conduta para a zona do Castilho e Popular, que permitiu aumentar o número de consumidores, de 100 mil para 112 mil.

 
Dificuldades

Rodrigues Bongue Malengue defende a construção de um edifício onde a empresa possa funcionar sem constrangimentos, tendo em conta que labutam em instalações arrendadas, bem como o aumento da capacidade de produção para melhorar o abastecimento de água de Menongue para mais de 35 mil metros cúbicos por dia, contra os actuais 11 mil metros cúbicos, tendo em conta a demanda da população estimada em mais de 360 mil habitantes.

A construção de mais sistemas de abastecimento de água potável nas sedes municipais do Cuchi, Mavinga, Cuangar, Dirico e Nancova, a substituição e reparação das electrobombas e do painel eléctrico da estação elevatória de água tratada da Estação de Tratamento do Cuito Cuanavale constam entre as preocupações apresentadas aos parlamentares, que, recentemente, radiografaram o sector.

O presidente do Conselho de Administração da Empresa de Águas e Saneamento do Cuando Cubango defende, também, a necessidade da ligação de uma linha de média tensão e Posto de Transformação (PT) de 315 KVA para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do município do Calai, para reduzir os custos de produção, considerando que o seu normal funcionamento é assegurado por um grupo gerador.

Rodrigues Malengue referiu que o sector que dirige carece de meios de transporte do tipo Land Cruiser HZ, adaptáveis ao terreno da província do Cuando Cubango, bastante arenoso e com zonas longínquas e de difícil acesso, para que o trabalho de controlo e monitorização das ETA possa ser eficaz.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade