Sociedade

População de Kixinge com novos serviços

Fula Martins

Jornalista

A população da comuna de Kixinge, município da Quiçama, província de Luanda, conta, desde sexta-feira, com um complexo escolar do ensino primário e I ciclo, com sete salas de aula, para acolher mais de 540 alunos.

19/04/2021  Última atualização 09H31
Nova escola vai fazer com que os alunos deixem de percorrer distâncias para estudar © Fotografia por: Fula Martins | Edições Novembro
Foram, igualmente, inauguradas as novas instalações da Administração Comunal de Kixinge, lavandarias, dois chafarizes e um sistema de iluminação pública.
Os empreendimentos foram inaugurados pela governadora provincial de Luanda, Joana Lina, que se deslocou à comuna sede do Kixinge para constatar o grau de execução das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Segundo o administrador municipal da Quiçama, António Fiel Didi, as acções em curso na região, no quadro do PIIM, visam melhorar a qualidade de vida da população.
Quanto ao problema de saúde na localidade, o administrador António Fiel Didi disse que a Quiçama tem muitas necessidades em relação a outros municípios.
"Estamos a mobilizar todos os esforços para que a população tenha assistência médica e medicamentosa, sem necessidade de percorrer longas distâncias”.

Sublinhou que o município da Quiçama tem uma particularidade muito grande, por ter as comunidades muito espalhadas e distantes umas das outras.
"Kixinge tem mais de 20 bairros e os equipamentos sociais que são erguidos na comuna sede não servem para as outras aldeias. Enquanto servidores públicos, a nossa preocupação é garantir conforto e melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes”, sublinhou.

António Fiel Didi garantiu que a administração municipal envida esforços para melhorar as vias de acesso. "No passado não era possível transitar, já conseguimos fazê-lo”.
Na mensagem, os alunos dizem que nasce um novo horizonte com requisitos desejados para atender as necessidades da comunidade, no que tange ao ensino pré-escolar até a 9ª classe.
Obras em cursos

António Fiel Didi anunciou que estão em curso no município da Quiçama 24 empreitadas inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Na localidade de Kandange, comuna do Kixinge, referiu, está em construção uma escola de 12 salas de aula e um posto médico.

Segundo o administrador, as obras da Administração Comunal do Kixinge, de fontenários e do sistema de iluminação pública estão inseridas no Programa de Combate à Pobreza.
As obras da administração ficaram orçadas em 60 milhões de kwanzas.
O complexo escolar, acrescentou o administrador, foi construído no âmbito do PIIM e custou aos cofres do Estado 280 milhões de kwanzas.

Antónia Pedro, moradora da comuna de Kixinge, em nome da comunidade, disse que, depois da conclusão da 6ª classe, os alunos eram forçados a se deslocar para o Alto Dondo, na província do Cuanza-Norte, que dista a 35 quilómetros, e instalar-se em casa de familiares, para poderem dar continuidade aos estudos.
Realçou que terminou a 6ª classe em 2012, mas, por falta de condições financeiras para viver no Alto Dondo, foi obrigada a suspender a formação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade