Regiões

População da Lunda-Sul beneficia de energia eléctrica de fontes limpas

JA Online

O Ministério da Energia e Águas inaugura, terça-feira, 2, de Abril, na província da Lunda-Sul, o Parque Fotovoltaico de Saurimo, que vai beneficiar mais de 170 mil famílias.

01/04/2024  Última atualização 10H53
© Fotografia por: CEDIDA MINEA

Segundo uma nota de imprensa daquela Departamento Ministerial, o parque fotovoltaico de produção de electricidade "verde" conta com uma potência de 26.13 megawatts e permitir, também, uma poupança de mais de 19 milhões de litros de combustível e evitar emissões de toneladas de CO2 por ano. 

Orçado em 38,8 milhões de euros, a empreitada comporta um total de 44.850 painéis solares e vai produzir mais de 49.000 MWh/ano. De forma a escoar esta energia, será construída uma linha de média tensão de 15 kV que interligará o parque solar ao posto de seccionamento que estará preparado para as futuras ligações dos postos de seccionamento de Tchicumina, Nhama e a interligação da linha da Hidrochicapa.

O Parque Fotovoltaico de Saurimo, conforme o comunicado, faz parte de um conjunto de sete, com uma capacidade total de 370 MWp, nas províncias de Benguela, Huambo, Bié, Lunda-Norte, Lucapa, e Moxico, no Luena, que deverão estar operacionais até ao final deste ano.

"O objectivo do Governo de Angola identificado no plano Energia Angola 2025, é diversificar a matriz energética do país e que este tenha cerca de 60% da sua população rural com acesso a electricidade”, avança a nota.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões