Sociedade

População beneficia de kits profissionais

A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, fez ontem, no município do Chinguar, província do Bié, o lançamento do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), com entrega de kits de trabalho, para fomentar o auto-emprego.

10/02/2021  Última atualização 11H25
Ministra da Administração Pública e Segurança Social © Fotografia por: João Gomes | Edições Novembro
Foram entregues conjuntos de carpintaria, electricidade, alvenaria, serralharia, agricultura, corte e costura, salão de beleza, moageira e recauchutagem e 139 jovens beneficiaram de micro-créditos, com valores que rondam os mais de 250 mil kwanzas, que vão permitir, numa primeira fase, criar 361 postos de trabalho directos.
Outros 85 jovens vão beneficiar de estágios profissionais, cujos acordos foram celebrados entre quatro institutos superiores e oito empresas locais.No acto do lançamento, a ministra Teresa Rodrigues Dias reafirmou ser objectivo do PAPE abranger, de forma directa, 83.500 jovens, em todo o país. Neste momento o PAPE já beneficiou 1.729 cidadãos.

Além dos benefícios directos, adiantou a governante, pretende-se com a distribuição de kits profissionais promover o associativismo, com vista a beneficiar, de forma indirecta, 243 mil pessoas, uma vez que serão disponibilizados meios para brigadas de três a cinco profissionais.A implementação do PAPE no Bié vai até 2022, com vista ao aumento da empregabilidade e combate à pobreza. Lançado em Outubro de 2019, este plano já chegou às províncias do Cuando Cubango, Uíge, Moxico, Luanda, Huíla e Namibe.

Na cidade do Cuito, Teresa Rodrigues Dias fez, igualmente, o lançamento da primeira pedra para a construção do novo centro de formação profissional, que vai ministrar cursos em 16 especialidades. O centro terá a capacidade de 320 formandos.

As obras do novo centro, localizado na Centralidade Horizonte, terão início em Abril próximo e, de princípio, vão durar 12 meses. A empreitada, cujos valores não foram avançados, estará a cargo da construtora Kora Angola.A ministra entregou ainda diversos kits de artes e ofícios e oficinas pro-trabalho aos finalistas de diversos cursos ministrados no INEFOP.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade