Sociedade

Ponte sobre o rio Lumeje aberta à circulação viária

Daniel Benjamim | Luena

Jornalista

Uma ponte metálica, construída sobre o rio Lumeje, cerca de dez quilómetros da cidade do Luena, foi, quarta-feira(18), aberta ao público, em cerimónia presidida pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba.

19/05/2022  Última atualização 10H25
© Fotografia por: DR

Com a inauguração da estrutura metálica, no quadro dos 66 anos de existência da cidade do Luena, a população de Kambacowe e Luxia voltam a ter uma comunicação mais facilitada, 46 anos depois da antiga ponte ter sido destruída durante o conflito armado.

A ponte metálica tem com 30 metros de comprimento, quatro de largura e capacidade para suportar cerca de 50 toneladas. A estrutura custou aos cofres do Estado quatro milhões de kwanzas, no Programa Municipal de Combate à Pobreza.

O governador Gonçalves Muandumba considerou que a restituição da ponte representa um dos ganhos da paz que o país e a província, em particular, vivem, o que permite construir e recuperar empreendimentos de impacto socioeconómico.

"Com esta ponte, vamos ter muito trânsito por aqui, onde viaturas, motorizadas e bicicletas vão ajudar a facilitar o escoamento dos produtos das localidades de Luxia, Kambacowe e Luagrico e de outras aldeias”, realçou o governador.

Muandumba apelou à população para maior protecção da estrutura rodoviária, por considerar um passo importante para o progresso da região, cumprindo os grandes desafios que a província tem no que toca à requalificação das vias de acesso, para a promoção da agro-indústria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade