Cultura

Pongo apresenta hoje CD “Sakidila”

A cantora luso-angolana Pongo apresenta, hoje, em Lisboa, “Sakidila”, álbum recentemente editado cheio de “gratidão”, criado no meio do caos que foram os últimos dois anos e que irá levar a vários países da Europa e ao Canadá.

02/06/2022  Última atualização 06H30
Álbum de estreia da cantora chega hoje ao mercado português © Fotografia por: DR
A palavra que dá título ao primeiro álbum de Pongo, sakidila, significa obrigado em kimbundu, uma das línguas de Angola, país onde nasceu e que na infância trocou por Portugal.

"É gratidão. No meio de tanto caos, quando a gente consegue é gratidão. É agradecer, seja a quem ou ao que for, por estar vivo, por conseguir estar aqui. E, principalmente, além de realizares, poderes viver essa realização”, referiu Pongo  à Lusa.

A carreira de Pongo na música começou aos 15 anos, quando deu voz ao tema "Kalemba (Wegue Wegue)”, dos Buraka Som Sistema. A ligação à banda acabou por durar "cerca de dois anos e meio”.

Depois disso, entrou "na luta, independente”, a tentar vingar a solo. Pelo caminho, aprendeu "muito” e levou "muitas rasteiras”.

Em 2019, já com 27 anos, editou o primeiro EP a solo, "Baia”, e no início de 2020 o segundo, "Uwa”, editado pela Caroline International.

Pongo entrou no ‘radar’ de vários meios internacionais, como a publicação NME, que a colocou na lista de cem novos artistas que iriam marcar 2020, e a estação BBC Rádio 6 Music, que incluiu temas de Pongo na sua ‘playlist’.

Em 2020, foi uma das vencedoras dos prémios Music Moves Europe, que distinguem artistas emergentes representantes do "som europeu de hoje e de amanhã”.

Para esse ano, tinha programada uma digressão   em vários países europeus, a gravação do álbum de estreia e o plano de regressar à terra que a viu nascer, para retribuir com música tudo o que Angola lhe deu.

Entretanto, surgiu a pandemia da Covid-19 e os planos acabaram por ser adiados.

Para Pongo, o álbum  "Sakidila” é "gratidão pela vida, gratidão por tudo”, e cada um dos 12 temas que compõem "acaba por explicar o porquê da gratidão”.e cada um dos 12 temas que compõem "acaba por explicar o porquê da gratidão”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura