O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem a felicitar o povo congolês, Governo e o seu homólogo Félix Tshisekedi, pela celebração do 62º aniversário da Independência da República Democrática do Congo (RDC).
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
O deputado à Assembleia Nacional João Diogo Gaspar, do MPLA, sublinhou, esta segunda-feira, três particularidades da dimensão do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que vai completar a 17 de Setembro próximo 100 anos se estivesse vivo, designadamente, política, humanista e intelectual.
A poucos meses do centenário do também considerado "poeta-maior”, o parlamentar destaca que Agostinho Neto é uma das principais figuras do século passado em Angola, sobretudo, por ter se tornado num ícone, enquanto estratega, médico e escritor de "pena fina”, facilmente detectável nos escritos deixados para a eternidade e observação de todos.
Para João Diogo Gaspar, o primeiro Presidente da República, nascido a 17 de Setembro de 1922, em Kaxicane (Icolo e Bengo), é um símbolo que a todos deve orgulhar, já que muitos dos seus feitos fazem hoje eco na personalidade de vários dirigentes angolanos, africanos e do mundo. Destacou que o feito mais marcante para a grande maioria é a proclamação da Independência do país e a autonomia do povo angolano, factos que jamais serão apagados e a lembrar para todas as gerações.
Disse que do ponto de vista sócio-político, científico-humano e intelectual, principalmente, na vertente cultural, Agostinho Neto deixou um legado a ser perpetuado, reforçando que o médico e poeta sempre esteve ligado às actividades sociais, políticas, culturais e outras, ainda na Casa dos Estudantes do Império, enquanto vivia em Portugal.
João Diogo Gaspar recordou, igualmente, que, por conta da sua personalidade, o Presidente Neto foi, várias vezes, preso, a ponto de ser eleito pela organização Amnistia Internacional, em 1957, ainda na cadeia, o prisioneiro político do ano, além da obra ter sido amplamente difundida em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Quando o país se prepara para assinalar o centenário do também antigo presidente do MPLA, o deputado referiu que o homenageado liderou a luta armada contra o colonialismo e que culminou com a proclamação, a 11 de Novembro de 1975, da Independência de Angola, tornando-se, por isso, no primeiro Presidente da República, cargo exercido até a sua morte.
Segundo João Diogo Gaspar, Agostinho Neto é parte da chamada "Geração Mensagem”, na década de 50, através do movimento "Vamos Descobrir Angola”, e que cedo se destacou com os escritos divulgados em várias publicações da época no país, Brasil e Portugal, daí que seja considerado, até hoje, um dos grandes autores das nações falantes do português.
"A grandiosidade das obras de Neto deve ser passada de geração a geração, dada a dimensão histórica, cultural e política que acarreta. Assim, apelo a um estudo profundo e contínuo, especialmente, por parte dos mais jovens, na compreensão e entendimento do pensamento de Neto”, reafirmou.
Realçou que este estadista utilizava a inteligência para se opor aos colonialistas portugueses e, com isso, construiu um ideal, consagrado no "mais importante é resolver os problemas do povo”, muito evidente também nas obras literárias.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.