Economia

Políticas públicas estimulam e diversificam as exportações

Hélder Jeremias

Jornalista

O Secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, disse que o Despachante Oficial assume um papel importante na economia nacional, contribuindo na geração da renda familiar.

30/07/2022  Última atualização 09H10
© Fotografia por: DR

O responsável teceu essas considerações no II Fórum Nacional dos Despachantes Oficiais, realizado ontem, em Luanda, sob o lema Compreender o Passado para Perspectivar o Futuro.

 "A importância do papel desempenhado pelo Despachante Oficial é ainda maior numa economia como a nossa, que se caracteriza por um forte pendor das importações, num quadro em que as políticas públicas procuram estimular e diversificar as exportações”, disse o governante.

Segundo Ottoniel dos Santos, a actividade do Despachante Oficial, tem acompanhado o ritmo da economia nacional e é cada vez mais essencial, como representante profissional dos Operadores Económicos, desempenhando um importante papel perante os seus representados e os órgãos competentes da Administração do Estado.

O bom desempenho de quem representa o dono das mercadorias, perante a autoridade aduaneira, lembrou o responsável, agiliza os processos de importação e exportação e con-

corre para o desenvolvimento económico.

"A celeridade no desembaraço aduaneiro das mercadorias tem impacto directo nos custos, nomeadamente de armazenagem, contribui para a fluidez do comércio, em geral, e é determinante para a eficiência dos processos produtivos e dos mercados, e para a estabilidade geral dos preços”.

Para o Secretário de Estado é, igualmente, importante o Despachante Oficial estar aliado às autoridades alfandegárias no combate ao tráfico e às actividades ilegais relacionadas com o comércio internacional, na cobrança dos impostos e taxas correspondentes e na geração de informação estatística essencial à boa gestão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia