Sociedade

Polícias alertados sobre assédio sexual no local de serviço

André da Costa|

Jornalista

Uma palestra sobre o assédio sexual no local de trabalho dirigida aos efectivos dos distintos orgãos que compõem a Polícia Nacional, aconteceu, esta sexta-feira, em Luanda.

12/04/2024  Última atualização 18H09
A palestra foi ministrada pela chefe de Secção de Direitos Humanos, Atendimento e Assistência Psicossocial do Departamento de Educação Patriótica (DEPAT), Inspector-chefe Marcelina de Andrade Tomás. 

A oficial subalterno da corporação explicou que o assédio sexual constitui um constrangimento no ambiente de trabalho,em que como regra, a pessoa  utiliza sua posição hierárquica superior ou sua influência, para alcançar o seu objectivo que passa pelo envolvimento sexual. 

A também psicóloga recorreu a Constituição da República para alertar aos efectivos que o assédio sexual é crime, previsto e punível pelo Código Penal, no seu artigo 178 e 186 da Lei 38/20 de 11 de Novembro. 

Marcelina Tomás, apelou por isso, aos efectivos de Polícia Nacional  para cultivarem o espírito de denúncia, de modos a reprimir todos os  casos desta natureza, pois ela, pode causar depressão, abstenção ao trabalho e até mesmo o suicídio.

A responsável que foi bastante Interactiva com as colegas e prometeu dar seguimento à este ciclo de palestras ao nível das unidades que compõem a Corporação de modos a alertar as colegas para prevenirem situações do género. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade