Sociedade

Polícia trava saída de 250 cidadãos para a Namíbia

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Um total de 265 cidadãos nacionais, que tentava atravessar de forma ilegal a fronteira Angola/Namíbia, nos últimos sete dias, foi impedido de sair do país, pela Polícia Nacional (PN) a nível da província do Cunene.

12/09/2021  Última atualização 09H46
© Fotografia por: DR
De acordo com o Comando Provincial, as tentativas de violação da fronteira com a vizinha Namíbia representam um aumento de 72 infracções migratórias, em relação a igual período anterior.

Um informe da corporação sobre a Situação da Segurança Pública refere que, no período em análise, se registou, igualmente, 27 crimes de furtos simples e qualificados, roubo de motorizada, com recurso à arma de fogo, de gado bovino e caprino.

Esses delitos, segundo a nota, foram cometidos na via pública, interior de estabelecimentos comerciais e de residências e zonas de pasto.

Os referidos delitos registaram-se nos municípios do Cuvelai, Ombadja, Cahama e Namacunde.

Além desses, a Polícia, dentro das acções operativas de combate à criminalidade, averbou outros 41 crimes de natureza diversa, com 16 presumíveis autores detidos, com destaque para dois indivíduos do sexo feminino e um cidadão namibiano.

Essas actividades, refere o documento, correspondem a 80 por cento de operatividade da corporação, que registou uma média diária de 5,85 crimes, contra os cinco do período anterior.

Nessas acções, a Polícia desmantelou um grupo de marginais, composto por 12 indivíduos, que se dedicava à prática de burlas, através de multicaixas, assim como apreendeu 50 cabeças de gado bovino e 13 caprinos, quatro telemóveis, duas placas solares e 375 litros de gasolina.

Já a Polícia Fiscal Aduaneira registou oito infracções, sendo três por presumível contrabando qualificado, dois de exportação, igual número de transgressões fiscais aduaneiras e um de mercadorias não declaradas.

Daí resultou a apreensão de três motorizadas, 18 caixas de whisky, nove atados com roupas usadas, uma viatura de marca Toyota modelo Hilux, matrícula LD-58-49-GL, que transportava 1.610 litros de gasolina, e 220 sacos de cebola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade