A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
A Delegada do Ministério do Interior e comandante municipal da Polícia Nacional no Quiculungo apelou às mulheres da corporação a mostrarem mais trabalho, competência, transmitir segurança e confiança aos superiores hierárquicos no cumprimento das missões a si designadas.
Deolinda Manuel Diogo de Melo, a superintendente que assume a chefia do sector naquela localidade, que dista 140 quilómetros a Norte da cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, que falava ao Jornal de Angola no quadro do "Março Mulher” exortou as colegas no sentido de se engajaremmais nas suas tarefas.
Actualmente, com 50 anos, nasceu no município de Cazengo, no bairro Embondeiros, arredores da cidade de Ndalatando, província do Cuanza-Norte, em 1973, é mãe de dois filhos. A mulher realçou que, às vezes, é obrigada a agir " como um homem e não como uma mulher” com mais atitude, uma transformação que, segundo disse, adquiriu no seio da corporação, ao beber das experiências dos seus chefes e colegas homens.
Deolinda de Melo, na primeira pessoa, destaca o percurso da mulher que tem responsabilidade de velar pela segurança e manutenção da ordem pública naquele território cuanza-nortenho.
Ingresso e percurso
Deolinda Manuel Diogo de Melo é efectiva da Corporação desde 1994 e considera-se, hoje, uma mulher forte nas suas convicções.
Conta que entrou na Corporação através de uma comunicação verbal de um amigo, sobre o preenchimento de vagas, no comando provincial a 14 de Abril de 1994, na cidade do Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, período em que reinava a guerra civil em Angola.
"Na altura, o país estava mergulhado na guerra e havia poucos efectivos da Polícia, então decidi juntar-me à corporação e realizar também o meu sonho de ser Polícia”, contou a interlocutora, que tem como inspiração os Comandantes Escurinho, Paulo e Cafundanga.
Agora, no cargo de delegada do Interior e comandante municipal da Polícia Nacional, diz ter responsabilidades acrescidas, mas o seu sonho é continuar e seguir em frente e alcançar outros patamares ao longo da carreira.
A superintendente diz que se inspira na actual Conselheira do Comandante-Geral, comissário-chefe, Elizabeth Ranque Franque, por, na sua opinião, "ser uma mulher com garra”. Revela que uma das suas grandes memórias na corporação tem a ver com o dia em que começou a trabalhar na especialidade de trânsito, a sua grande paixão.
"Quando entrei para a Polícia Nacional, um tempo depois, participei numa formação para Polícia de Ordem Pública, na ex-Escola da Polícia, Capolo-1, e após o meu regresso, fui colocada na Unidade de Trânsito, como agente reguladora de trânsito, o que para mim foi um grande acontecimento na minha vida porque sempre tive essa paixão de regular o trânsito automóvel”, contou.
Promoção do género
Sobre a promoção à função que ostenta por parte das mulheres, Deolinda Manuel Diogo de Melo, diz ser ainda "uma gota no oceano”. Segundo ela, falta a indicação dos superiores para a elevação de mais mulheres a cargos de chefia.
Frisou que neste particular, as mulheres devem mostrar mais trabalho, competência e transmitir segurança e confiança aos superiores hierárquicos, apelando por outro lado as suas colegas, no sentido de se pré-disponibilizarem mais, em relação ao cumprimento das missões a si designadas com empenho e dedicação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
As mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
A equipa do Petro de Luanda perdeu ontem, no Pavilhão Arena de Kigali, frente a similar do Stade de Malien do Mali, por 65-73, em partida para as classificativas do terceiro e quarto lugares, falhando deste modo, o pódio. Ao intervalo maior, os petrolíferos da capital perdiam já por dois pontos de diferença (34-36).