Sociedade

Polícia já prendeu parte do grupo que aterrorizava o Mbonde Chapé

Três dos oito meliantes armados que assaltaram, no passado dia 1, uma residência, de onde levaram mais de dois milhões de kwanzas e obrigado a dona a ir a um TPA (terminal de pagamento automático), para transferir mais dinheiro, foram detidos, há dias, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

09/04/2021  Última atualização 11H30
O assalto ocorreu na rua 8 do bairro Mbonde Chapé, Distrito Urbano da Camama, município de Talatona, província de Luanda, por volta das 2 horas da madrugada e durou cerca de uma hora, tempo suficiente para os malfeitores molestarem nove pessoas que estavam em casa a dormir. Os meliantes, segundo a vítima, Rosa Manuel, de 53 anos, escalaram o muro da residência até à varanda, no primeiro andar, entrando na sala, por uma janela que estava aberta.  

Rosa Manuel conta que quando despertou, assustada e meio tonta, tinha uma arma apontada à cabeça. Os meliantes, acrescenta, exigiram, sob ameaça de morte, dinheiro e vários bens de valor.  "Entreguei a pasta onde tinha 250 dólares, dois milhões de kwanzas, jóias no valor de cinco mil dólares, mas os meliantes, mesmo depois de estarem em posse de quatro televisores (plasma) não se contentaram e dirigiram-se ao quarto ao lado e ameaçaram de morte uma sobrinha, que foi obrigado a entregar 350 mil kwanzas", disse Rosa Manuel, visivelmente indignada. 

O assalto, reconstituído pelo SIC/Luanda, parecia um autêntico filme de terror. Os meliantes, mesmo com os bens em sua posse, dirigiram-se ao quarto onde dormiam seis jovens e obrigaram um deles a colocar os dois cães, de raça Pitbul, na capoeira, sob ameaça de morte. Depois os meliantes arrastaram Rosa Manuel, que só teve tempo de amarrar um pano, até a sua viatura, de marca Jetur, estacionada no quintal, e levaram-na até um TPA, para fazer transferência de todo o dinheiro que tinha na conta.  Segundo Rosa Manuel, ao saírem do quintal, em grande velocidade, verificou que outros quatro indivíduos estavam fora, armados, a fazerem cobertura.  

Os meliantes colocaram Rosa Manuel no banco de trás, com a arma apontada à cabeça, e ao longo do trajecto disseram-lhe que se não transferisse todo o dinheiro que tinha na conta seria violada e depois morta a tiro. Momentos depois, recorda, apareceu uma viatura que transportava agentes do SIC. Houve troca de tiros e os marginais puseram-se em fuga.  Rosa Manuel, que agradeceu a pronta intervenção do SIC, disse que o líder do grupo, identificado por Fininho, vive nos arredores do bairro e já despejou água no seu tanque, com uma cisterna.  
Parte do grupo já está detido  

O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal (SIC/Luanda), superintendente-chefe Fernando de Carvalho, explicou, durante a reconstituição do crime, que os efectivos realizaram um aturado trabalho de investigação que culminou com a detenção de três dos oitos implicados. Fernando de Carvalho fez saber que o líder do grupo, identificado por Fininho, é altamente perigoso e está envolvido em vários roubos e assaltos em residências no município de Talatona. Fez saber que já esteve várias vezes detido por crime de roubo e assalto a residências.  O SIC, acrescentou, trabalha no sentido de deter os outros cinco elementos.  
Iluminação pública  
Adilson Joaquim, morador do bairro Mbonde Chapé, disse que os assaltos são constantes, o que está a fazer com que a população não tenha sossego. Acrescentou que, devido aos assaltos, os vizinhos acharam por bem contribuir para, com a ajuda da ENDE, colocar 52 lâmpadas, de grande potência, em várias ruas, para inibir os meliantes. Informou que, na madrugada de ontem, meliantes tentaram assaltar a casa de um vizinho, na rua 10.  Antónia Paulino, outra moradora, apela à Polícia para voltar a colocar uma esquadra móvel, retirada há dois anos, sem justificação. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade