Sociedade

Polícia Fiscal trava a saída de 165.960 euros para a RDC

Jaquelino Figueiredo | Mbanza Kongo

Jornalista

Efectivos da Polícia Fiscal Aduaneira no município do Soyo, província do Zaire, impediram, na madrugada de terça-feira, a saída ilegal do território nacional de 165.960,00 euros, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), soube ontem, o Jornal de Angola, de fonte policial.

11/03/2021  Última atualização 06H45
© Fotografia por: Garcia Mayatoko | Mbanza Kongo
A apreensão do montante, segundo o comandante da Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira do Zaire, superintendente Manuel Marcelino Calhão, ocorreu por volta da 1 hora de madrugada, no Posto Fiscal Aduaneiro do Luamba, onde foi interpelada uma embarcação com cidadãos nacionais.
"A apreensão é fruto de um trabalho operativo que se destinou a abordar todas as embarcações que navegavam à madrugada, com passageiros, para diferentes ilhas da região, uma vez que há sempre cidadãos que procuram atravessar para a RDC por várias razões", disse Marcelino Calhão.

Acrescentou que durante a operação, os efectivos abordaram um cidadão que transportava uma mochila volumosa, contendo sete maços embalados, com os referidos valores, que se encontra a contas com a Justiça.
De acordo com o superintendente Marcelino Calhão, o detido, natural do município do Nóqui e residente na cidade do Soyo, recebeu os valores das mãos de um cidadão da RDC, proveniente de Luanda, para, quando chegasse à região do Muanda (RDC), entregá-los a alguém, que o esperava.

Segundo o comandante da Unidade da Polícia Fiscal Aduaneira do Zaire, trata-se da primeira apreensão de soma elevada em moeda estrangeira no presente ano.
Marcelino Calhão considerou a região como uma das principais portas de saída de valores para a RDC, tendo em conta a proximidade com aquele país.

Tráfico de estupefaciente

Treze cidadãos nacionais, entre os quais quatro mulheres, foram recentemente detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, acusados do crime de tráfico de estupefaciente.
A detenção dos referidos cidadãos ocorreu durante uma micro-operação realizada pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), nos bairros 11 de Novembro, 4 de Fevereiro e Mavaka, em Mbanza Kongo, no âmbito do combate ao narcotráfico.

Durante a micro-operação foram apreendidos 30,5 quilogramas de liamba, que se encontravam na posse dos detidos. De salientar que a província do Zaire é tida como uma região onde o cultivo e comercialização de liamba ocorrem quase em toda a extensão, com destaque para as zonas fronteiriças com a República Democrática do Congo (RDC), tendo Luanda como o principal destino da droga.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade