Sociedade

Polícia detém suspeitos de furto

Engrácia Francisco

Jornalista

Pelo menos dois indivíduos, suspeitos de fazerem parte de um grupo de elementos que se dedica ao furto de placas electrónicas de viaturas parqueadas na Cidade do Kilamba, foram detidos, pela Polícia Nacional.

29/05/2023  Última atualização 09H26
Aumento dos furtos preocupa os moradores da centralidade © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro

Além das placas electrónicas, os indivíduos são suspeitos de terem roubado, na quinta-feira, mais 800 mil kwanzas nas referidas viaturas, principalmente no Quarteirão G.

O comandante municipal da Polícia Nacional no Belas, superintendente Evandro Aragão, esclareceu que os dois cidadãos têm idades compreendidas entre os 22 e 32 anos. Ao contrário do que se propala, o superintendente Evandro Aragão avançou que a Polícia constatou apenas o furto de três placas e duas tentativas desse crime, que culminaram com a detenção de dois cidadãos.

Explicou que os marginais têm preferências por viaturas da marca Hyundai, Toyota (modelos Prado e XL), por causa da facilidade na comercialização dos acessórios nos mercados informais.

O comandante referiu que o roubo de placas é um mal que já tinha sido inibido do Distrito Urbano de Belas, fruto de uma operação em que se apreenderam 116 destes acessórios automóveis.

"Com estas novas ocorrências, nós temos feito ajustes de planos, direccionados para esse tipo de delito registado no território operacional”, disse o comandante municipal do Belas, ao exortar os moradores a reflectirem sobre as medidas de prevenção e segurança dos meios.

Uma das medidas de segurança, referiu Evandro Aragão, é o munícipe ser participativo na segurança pública, através da denúncia de crimes, instalar sistemas de GPS, alarme, rebites de placas electrónicas nas viaturas.

O Distrito Urbano do Kilamba tem, aproximadamente, 245 mil habitantes e conta com três esquadras policiais, sendo duas dessas localizadas no interior da Centralidade do Kilamba.

 

Dormir inseguros

Costa Domingos, segurança do prédio G28, há cinco anos, disse que é a quarta vez a presenciar assaltos a viaturas. Referiu que a primeira tentativa tinha sido frustrada pela Polícia Nacional, que recuperou mais de 100 placas e apreendeu uma viatura.

O segurança revelou que os furtos ocorrem, maioritariamente, durante à madrugada. Essas ocorrências dão-se porque os homens da Protecção Física cuidam apenas do interior do prédio e não das viaturas parqueadas.

Mas, as principais vítimas desse dilema são os moradores. Por exemplo, a viatura de Admiro Santa Rosa, de marca Hyundai I10, foi alvo de tentativa de furto da placa electrónica.

O pior só não aconteceu por ele ter estado na varanda do apartamento, quando divisou, por volta das 10h00, um indivíduo, trajado com colete cor laranja, no interior do veículo.

Admiro Santa Rosa referiu que, desde essa ocorrência, os moradores do prédio não têm descanso às noites, por medo de serem assaltados os veículos. A mesma sorte não teve José Sousa, morador do mesmo quarteirão, que já foi vítima de três assaltos. "São situações recorrentes. Por isso, optei em retirar o carro do parque para estacionar no quintal de uma escola mais próxima, onde paga um valor aos seguranças”.

Para Kátila dos Santos, moradora do G28, o sentimento é de temor autêntico, principalmente, para quem chega à zona depois das 22h00. Os parques não oferecem qualquer tipo de segurança.

"Não temos como vedar os quarteirões. Talvez, a solução fosse contratar seguranças privados para vigiar as viaturas nos parques de estacionamento”, apontou Kátila dos Santos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade