A partir de terça-feira, dia 7 até dia 21 do mês em curso vai decorrer uma campanha de realização de cirurgias grátis em vários hospitais, organizada pelo Ministério de Saúde (MINSA).
O Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
A Polícia Nacional na província do Cuando Cubango deteve, no dia 10 deste mês, dois cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre 23 e 27 anos, na posse de 333 caixas de peixe sardinha em estado de deterioração e que comercializavam no mercado informal do bairro Castilho, arredores da cidade de Menongue.
Augusto Tomás disse o peixe sardinha congelado, pertença da empresa João António e Irmãos Lda, era impróprio para o consumo humano e cada caixa estava a ser comercializada a três mil kwanzas, ao contrário dos sete a dez mil kwanzas que tem sido vendida normalmente.
Explicou que, além do número acima referido, outras 350 caixas de peixe sardinha foram atiradas, pela mesma empresa, numa vala no bairro 21, na via que liga a cidade de Menongue ao município do Cuito Cuanavale, para a sua destruição, mas o produto foi recolhido pela população.
"Apesar de ter sido colocado fogo para a destruição do peixe estragado, tão logo a população apercebeu-se invadiu o local, retirando várias caixas para o consumo e para a comercialização”, explicou.
O soba do bairro 21, Fernando Nguxi, disse que a população ignorou o seu apelo no sentido de não consumir o peixe. Acrescentou que várias pessoas daquela zona e das circunscrições próximas comeram, porque a notícia espalhou-se de forma rápida. "Graças a Deus não tivemos o relato de que alguém tenha passado mal depois de ter consumido o peixe” explicou.
Fernando Nguxi disse ainda que esta não é a primeira vez que uma empresa de venda de mercadorias congeladas decide ir destruir produtos na vala. Só neste ano, referiu, já ocorreu três vezes, sendo o peixe e o frango os principais produtos, por isso a população tem controlado e assim que os homens saem do local apagam o fogo e retiram as caixas.
Apelou às empresas sedeadas na cidade de Menongue no sentido de destruir os produtos em zonas mais distantes e isoladas.
"Esse bairro é constituído apenas por camponeses e nem sempre temos dinheiro para comprar carne ou peixe para acompanhar as nossas refeições, estamos acostumados a comer quisaca e outras folhas com funje”.
Contrabando de combustível
Segundo o porta-voz do Co-mando Provincial da Polícia Nacional foi detido, na semana finda, um cidadão nacional de 35 anos, na posse de 9.250 litros de gasóleo e 250 de gasolina, a bordo de um camião de marca STEYR, com a matrícula LD-02-03-FG, com destino ao município do Cuito Cuanavale.
O superintendente-chefe Augusto Tomás acrescentou que o cidadão em causa não se fazia acompanhar de nenhum documento que comprove que está habilitado para conduzir um automóvel, nem da viatura e facturas de aquisição do combustível.
Garantiu que foi instaurado o processo-crime e o indivíduo será presente ao Ministério Público, junto do Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) do Comando Provincial da Polícia Nacional.
Deu a conhecer que, desde o princípio deste ano, já foram apreendidos mais de 30 mil litros de combustíveis em várias operações realizadas no interior da província, sobretudo nos municípios do Calai, Cuangar e Rivungo, que fazem fronteira com as vizinhas Repúblicas da Namíbia e da Zâmbia.
Explicou que a Polícia Nacional tem acompanhado com muita preocupação a tendência crescente de contrabando de combustível.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O governador provincial de Luanda, Manuel Homem considerou, esta sexta-feira, que os Centros de Emprego, que estão a ser revitalizados e modernizados pelo Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, servem para dar mais oportunidades aos jovens desempregados.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o desmantelamento de uma rede criminosa de funcionários bancários que facilitavam a introdução de dólares falsos no mercado nacional.
A Associação das Empresas Prestadoras de Serviços à Indústria Petrolífera (AECIPA) assinou, na terça feira, um acordo de parceria com o Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), para a realização de estágios profissionais dos licenciados da instituição nas diversas áreas do sector petrolífero.
O Rei da Espanha, Felipe VI, acompanhado da Rainha Letizia Ortiz, chega hoje a Luanda, no cumprimento de uma visita oficial de três dias a Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, para impulsionar as relações entre os dois países ao mais alto nível.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
A actual perspectiva do crescimento do segmento industrial em Angola é suportada pela existência de mais 170 projectos estruturantes concretos, em diferentes fases de desenvolvimento, que garantem a concretização da meta de 25 por cento das necessidades de electricidade com origem na indústria.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.