Regiões

Polícia desmantela grupos de marginais

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

Três grupos de marginais, integrados por 18 indivíduos, indiciados em vários crimes na via pública, com recurso à armas de fogo e outros objectos contundentes, foram desmantelados, na semana finda, em Menongue, província do Cuando Cubango, pela Polícia Nacional.

05/10/2021  Última atualização 10H52
Detidos dedicavam-se a roubos com recurso à armas de fogo © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro
O porta-voz da Polícia no Cuando Cubango, superintendente-chefe Augusto To-más, disse que os detidos são acusados de terem cometido crimes de assalto à mão armada e furto de motorizadas, telefones e outros pertences de vários peões na via pública.


"Graças a um trabalho de inteligência desenvolvido entre os dias 1 e 2 do mês corrente, foi possível desmantelar, na via pública, os três grupos de marginais, que usavam armas de fogo e outros objectos contundentes para imobilizar as vítimas”, disse o porta-voz da Polícia Nacional.


Augusto Tomás acrescentou que os crimes eram cometidos normalmente às noites e às  madrugadas, nos bairros Hoje-Ya-Henda, Saúde, Necofil e Paz. Os grupos de delinquentes desmantelados estão identificados como "Cunhado-Cunhado”, os "Piriquita” e "Cai com dois”.


Durante a operação foram apreendidas, em posse dos marginais, duas armas de fogo, sendo uma do tipo AKM e outra Jericho, oito munições, seis motorizadas e um objecto contundente de ferro.


As motorizadas roubadas e furtadas nas artérias da cidade de Menongue, referiu, eram transportadas para a província do Huambo, com intuito de serem comercializadas no mercado paralelo da Alemanha, entre 150.000 a 250.000 kwanzas.
O porta-voz da Polícia no Cuando Cubango exortou a todos os cidadãos no sentido de absterem-se de comprar meios de origem duvidosa, fazendo aquisição dos mesmos em estabelecimentos comerciais, exigindo sempre a factura. "Abstenham-se às práticas criminosas, porque o crime não compensa", apelou.


Exortou ainda no sentido de os cidadãos que tenham sido alvo de roubo ou furto de motorizadas e outros pertences a dirijam-se ao Departamento de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP) do Cuando Cubango, levando consigo os documentos probatórios, para reconhecimento e posterior restituição dos meios.

Garantiu que a Polícia vai continuar a realizar micro-operações, buscas e policiamento de proximidade.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões