Cultura

Poetas do Movimento Lev’Art homenageiam Agostinho Neto

Gil Vieira

Jornalista

O Movimento Lev'Art homenageou, sábado, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, conhecido como Poeta Maior.

11/09/2023  Última atualização 07H35
Jovens escritores, trovadores e declamadores enaltecem obra poética do fundador da Nação, António Agostinho Neto © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro
O acto aconteceu durante a rubrica "Poesia À Volta da Fogueira", realizada habitualmente no segundo final de semana de cada mês, na UEA. Nesta edição, a organização decidiu fazer um Especial Neto, onde os artistas participantes antes da apresentação de obras de sua autoria, tinham de declamar, primeiro, um ou mais poemas de Neto.

A homenagem enquadrou-se nas celebrações do 101ª aniversário do nascimento de Agostinho Neto, que se assinala no domingo, Dia do Herói Nacional.

A obra poética de Agostinho Neto é composta pelos livros "Sagrada Esperança", "Renúncia Impossível" e "Amanhecer".

Os poemas "Adeus na Hora da Largada", "Noite", "Caminho do Mato", "Contratados", "Criar" e "O Choro de África" foram alguns dos  declamados durante o evento.

Da actividade fizeram parte os artistas Manuel da Silva "Soba Secreto", Arménio ABD, Oxigénio, Edílson André, Mbuta, Luleide, Ngunza da Silva, BM, entre outros.

Os artistas apresentaram, também, obras de sua autoria, com destaque para Ngunza da Silva que brindou o público com o poema "Fui Eu", e Arménio ABD que apresentou "Depressão, Duas Faces".

Durante o encontro, ABD declarou ter sido um prazer fazer parte da homenagem que visa engrandecer os feitos de Agostinho Neto, o fundador da Nação.

"É muito bom quando jovens se unem para reviver a História do pais, isso demonstra que estamos preocupados com o passado e a nossa identidade", disse.

À saída do encontro, o poeta Edilson André manifestou descontentamento por serem feitas homenagens a Agostinho Neto apenas quando se aproxima o mês de Setembro. "Pelo que fez pelo país não deveria ser lembrado apenas nesta altura", disse.

O artista felicitou o Movimento Lev'Art pela iniciativa, pois, a seu ver, a rubrica"Poesia Á Volta da Fogueira" tem dado muitas oportunidades aos jovens artistas.

"Ao homenagear o primeiro Presidente da República só mostra o quanto os jovens, embora seja uma pequena quantidade, também estão preocupados com a preservação da cultura angolana", ressaltou.

O Movimento Lev'Art foi fundado a 20 de Julho de 2006, em Luanda. Tem como objectivo incentivar à leitura, criatividade artística e o gosto pela literatura.

Os membros desenvolvem, anualmente, sessões de declamação de poesia, concursos literários, palestras, ciclo de conferências, edição literária e lançamento de livros, bem como parcerias culturais com instituições nacionais e estrangeiras no domínio da literatura.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura