O Movimento Lev'Art homenageou, sábado, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, o primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto, conhecido como Poeta Maior.
A homenagem enquadrou-se nas celebrações do 101ª aniversário do nascimento de Agostinho Neto, que se assinala no domingo, Dia do Herói Nacional.
A obra poética de Agostinho Neto é composta pelos livros "Sagrada Esperança", "Renúncia Impossível" e "Amanhecer".
Os poemas "Adeus na Hora da Largada", "Noite", "Caminho do Mato", "Contratados", "Criar" e "O Choro de África" foram alguns dos declamados durante o evento.
Da actividade fizeram parte os artistas Manuel da Silva "Soba Secreto", Arménio ABD, Oxigénio, Edílson André, Mbuta, Luleide, Ngunza da Silva, BM, entre outros.
Os artistas apresentaram, também, obras de sua autoria, com destaque para Ngunza da Silva que brindou o público com o poema "Fui Eu", e Arménio ABD que apresentou "Depressão, Duas Faces".
Durante o encontro, ABD declarou ter sido um prazer fazer parte da homenagem que visa engrandecer os feitos de Agostinho Neto, o fundador da Nação.
"É muito bom quando jovens se unem para reviver a História do pais, isso demonstra que estamos preocupados com o passado e a nossa identidade", disse.
À saída do encontro, o poeta Edilson André manifestou descontentamento por serem feitas homenagens a Agostinho Neto apenas quando se aproxima o mês de Setembro. "Pelo que fez pelo país não deveria ser lembrado apenas nesta altura", disse.
O artista felicitou o Movimento Lev'Art pela iniciativa, pois, a seu ver, a rubrica"Poesia Á Volta da Fogueira" tem dado muitas oportunidades aos jovens artistas.
"Ao homenagear o primeiro Presidente da República só mostra o quanto os jovens, embora seja uma pequena quantidade, também estão preocupados com a preservação da cultura angolana", ressaltou.
O Movimento Lev'Art foi fundado a 20 de Julho de 2006, em Luanda. Tem como objectivo incentivar à leitura, criatividade artística e o gosto pela literatura.
Os membros desenvolvem, anualmente, sessões de declamação de poesia, concursos literários, palestras, ciclo de conferências, edição literária e lançamento de livros, bem como parcerias culturais com instituições nacionais e estrangeiras no domínio da literatura.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
A provedora de Justiça, Florbela Araújo defendeu, a “integridade, imparcialidade e a dignidade” como valores para o fortalecimento das instituições dos Provedores de Justiça de África, durante a formação que ministrou, terça-feira (28), na 7.ª Assembleia Geral do Associação dos Provedores de Justiça e Mediadores Africanos (AOMA).
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.