Cultura

Poeta Kitolongo reconhecido no exterior

Roque Silva

Jornalista

O poeta Kitolongo, pseudónimo artístico de Tito Armindo João Mota, foi distinguido com dois certificados de mérito, por duas organizações de Espanha e do Brasil, pelo contributo artístico enquanto poeta e actor, para as quais tem prestado desde Março do ano transacto.

26/01/2023  Última atualização 09H21
Kitolongo foi distinguido na Espanha e Brasil pelo seu contributo artístico enquanto poeta e actor © Fotografia por: DR

O reconhecimento ao talento do artista que desenvolve a intervenção social, por via da poesia, foi feito pelas produtoras de televisão Latinidade e de filmes C4WebTv, ambas brasileiras, e pela revista espanhola AquiLatinos.

O artista justificou que a atribuição do prémio, pela revista, deveu-se a duas publicações sobre o seu trabalho como actor, no filme "Sequestro em Espanha”, cuja gravação está agendada para o Rio de Janeiro, no Brasil, e de um poema de sua autoria.

Quanto ao diploma entregue pelas produtoras Latinidade e C4WebTv, referiu Kitolongo, deveu-se pela repercussão na imprensa espanhola das notícias divulgadas sobre a sua arte enquanto poeta.

"A direcção da revista espanhola achou o meu texto contundente porque aborda uma problemática do racismo, e pelos objectivos do magazine, consideraram ideal para mostrar ao mundo, daí o reconhecimento”.

O Poeta Kitolongo disse que o reconhecimento é fruto do trabalho que tem desempenhando, cuja criatividade dos seus textos poéticos defendem e dão a conhecer a identidade cultural angolana na diáspora.

Segundo o artista, os prémios aumentam as suas responsabilidades enquanto artista e não só, e garantiu aos amantes da poesia e da arte de representação trabalho árduo e muita inovação.

A perda prematura dos seus pais e o estilo interventivo das suas poesias foram os dois principais desafios que o artista enfrentou ao longo destes últimos anos. "Estas dificuldades que enfrentei e enfrento na vida fizeram-me ver que a realidade é muito mais do que aquilo que vemos. Por isso, a vida deve ser encarada além das migalhas que ela tenta nos oferecer”, frisou.

Kitolongo, expressão da língua kimbundu que em português significa "já ninguém mexe”, é natural do Nagage, Uíge.

O seu amor pelas letras começou desde a tenra idade, mas apenas em 2017 que começou a declamar profissionalmente, em Luanda.

Kitolongo é um fazedor de arte, mais propriamente no campo da arte poética, respondendo pelo nome de Poeta Lágrimas. Profissional desde 2017, actua regularmente em diversos palcos, declamando poesias com temas sobre questões éticas, ético-morais, culturais, religiosas e políticas.

Tem formação técnico-profissional de TV como Sistema, e de representação teatral, além de ter integrado grupos corais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura