O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
Um livro literário intitulada “Correspondências e Versos de Amor”, o segundo de autoria do escritor Kibuku Kiajinje, será lançada a 10 de Fevereiro próximo, na cidade de Malanje, pela Editora Musseleji.
Nesta obra, Kibuku Kiajinje homenageia ainda as mulheres angolanas, pela bravura e luta que empreendem diariamente em prol da edificação dos lares, com destaque para as zungueiras e icónicas heroínas africanas como a Njinga a Mbande, KimpaVita, Nhakatolo e outras, que são inspiração de muitas gerações.
Em entrevista à ANGOP, o autor assinalou que a obra "convida a viajar nas asas do amor escrito e sentido, de mil anseios e saudades”, levando o leitor a uma análise sobre a contínua luta por lideranças fortes e que estimulem o amor entre as pessoas, enquanto um dos factores basilares para o alcance do desenvolvimento.
O livro, que foi prefaciado pelo escritor Gino Sacramento, tem uma tiragem inicial de mil exemplares e será comercializado a 4 mil kwanzas.
Kibuku Kianjinje é o pseudónimo literário de António Agostinho José Sebastião, natural de Malanje, licenciado em Gestão de Hotelaria e Turismo pela Escola Superior Politécnica de Malanje e mestrando em Gestão de Projectos Culturais pela Universidade Europeia del Atlântico.
Para além de se dedicar à literatura, Kibuku Kiajinje é igualmente activista cívico e investigador cultural, professor, coordenador do projecto Pro-Artes e Ritmo, bem como membro do secretariado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola e da União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.