Cultura

Poeta Kibuku Kiajinje retrata mulher angolana em novo livro

Um livro literário intitulada “Correspondências e Versos de Amor”, o segundo de autoria do escritor Kibuku Kiajinje, será lançada a 10 de Fevereiro próximo, na cidade de Malanje, pela Editora Musseleji.

27/01/2023  Última atualização 06H00
Kibuku Kiajinje narra vivências sobre os relacionamentos © Fotografia por: DR
Do género poesia, o livro comporta 70 páginas e está escrito em forma de cartas, nas quais o autor exalta o amor ao próximo e traz à reflexão a necessidade do resgate da união entre as pessoas e a salvaguarda da identidade angolana.

Nesta obra, Kibuku  Kiajinje homenageia ainda as mulheres angolanas, pela bravura e luta que empreendem diariamente em prol da edificação dos lares, com destaque para as zungueiras e icónicas heroínas africanas como a Njinga a Mbande, KimpaVita, Nhakatolo e outras, que são inspiração de muitas gerações.

Em entrevista à ANGOP, o autor assinalou que a obra "convida a viajar nas asas do amor escrito e sentido, de mil anseios e saudades”, levando o leitor a uma análise sobre a contínua luta por lideranças fortes e que estimulem o amor entre as pessoas, enquanto um dos factores basilares para o alcance do desenvolvimento.

O livro, que foi prefaciado pelo escritor Gino Sacramento, tem uma tiragem inicial de mil exemplares e será comercializado a 4 mil kwanzas.

Kibuku  Kianjinje é o pseudónimo literário de António Agostinho José Sebastião, natural de Malanje, licenciado em Gestão de Hotelaria e Turismo pela Escola Superior Politécnica de Malanje e mestrando em Gestão de Projectos Culturais pela Universidade Europeia del Atlântico.

Para além de se dedicar à literatura, Kibuku Kiajinje é igualmente activista cívico e investigador cultural, professor, coordenador do projecto Pro-Artes e Ritmo, bem como membro do secretariado provincial da Brigada Jovem de Literatura de Angola e da União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura