O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.
A Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDCA) apresenta hoje, às 18h00, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda, o espectáculo de dança “Isto é uma mulher?”, uma criação conjunta das coreógrafas Ana Clara Guerra Marques e Irène Tassembédo.
Os costumes e algumas histórias típicas da tradição nacional vão ser divulgados com maior repercussão, doravante, devido a um acordo de parceria, assinado entre o Conselho Nacional das Autoridades Tradicionais e a plataforma digital de informações culturais Nkaka’s Ngola.
O acordo de parceria, rubricado por João Adão, soba e secretário provincial das Autoridades Tradicionais de Luanda, e Kindumbo da Cunha, director da plataforma, prevê a produção e divulgação de documentários, dos arquivos, assim como de momentos e eventos tradicionais sobre a cultura nacional, realizados no país e no exterior.
O soba e secretário provincial das Autoridades Tradicionais de Luanda disse, no acto, que o conteúdo a ser partilhado são, principalmente, conhecimentos e histórias deixadas pelos ancestrais, além de momentos peculiares e extraordinários da cultura.
João Adão informou que o Conselho Nacional das Autoridades Tradicionais recorreu aos serviços da plataforma Nkaká’s Ngola, para juntos promoverem o resgate de alguns princípios da cultura, considerados essenciais à preservação e valorização da identidade. "Queremos criar uma comunicação melhor, mais interactiva e humana, para transmitir o legado ancestral de algumas regiões às gerações vindouras”, explicou.
O director da plataforma disse que o acordo inclui uma parceria de cobertura de imprensa com o poder tradicional de Luanda e vai servir de ponte para promover os usos e costumes nacionais e também aproximar os mais velhos das novas gerações. A plataforma, acrescentou, está aberta a parcerias, desde que seja por causas africanas, ou pela cultura e a identidade de um povo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA União Nacional dos Artistas e Compositores, Sociedade de Autores (UNAC-SA), apelou, hoje, aos autores filiados a esta a instituição de direitos de autor e conexos a declaração as suas obras para receber pela primeira vez os rendimentos autorais na distribuição que vai se fazer em breve.
A segunda edição do Festival Internacional de Teatro abre as portas ao público dia 25 deste mês e decorre até 26 de Junho, no Elinga Teatro, em Luanda, numa promoção do grupo de teatro Etu-Ngo e a Casa Rebita.
Criadores e arquitectos angolanos e italianos debateram as potencialidades do design como ferramenta e ponte que une funcionalidade e bem-estar, num seminário realizado em Luanda, para assinalar o 12 de Maio, “Dia do Design Italiano”.
A comissão directiva da União dos Escritores Angolanos (UEA), reconduzida para um mandato de mais três anos, toma posse amanhã, às 11h00, na sede da instituição, junto ao Largo das Escolas, em Luanda.
O MPLA vai propor, como Vice-Presidente da República, para o período 2022/2027, uma senhora, informou, esta tarde, o presidente do partido, João Lourenço, na abertura da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre neste momento, no Centro de Conferência de Belas, em Luanda.
O Centro de Processamento de Dados de Angola Eleitorais, espaço onde serão recebidos, verificados e validados os documentos relativos à apresentação de candidaturas às eleições gerais começa a funcionar esta quarta-feira, 25, anunciou hoje a presidente do Tribunal Constitucional de Angola.
Esperança Maria da Cunha é o segundo nome que consta da lista de deputados do MPLA à Assembleia Nacional, cuja figura poderá ascender ao posto de Vice-Presidente da República, caso o partido ganhe as Eleições Gerais de Agosto próximo.
A lista de candidatos a deputados do MPLA, para o período 2022-2027, pode ser conhecida, hoje, no final da reunião extraordinária do Comité Central, que decorre, neste momento, no Centro de Conferência de Belas, sob orientação do líder do partido, João Lourenço.
O presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, que “os partidos da oposição estão a levar a cabo uma campanha interna e externa para descredibilização das eleições mesmo antes delas se realizarem”.
O centenário de Agostinho Neto é o foco da edição deste ano do Top dos Mais Queridos, cuja gala acontece dia 7 de Outubro, em formato especial, num espectáculo que vai reunir um conjunto de modalidades artísticas, como a música, dança, teatro e a poesia.