Cultura

Poder tradicional ganha novo espaço

Roque Silva

Jornalista

Os costumes e algumas histórias típicas da tradição nacional vão ser divulgados com maior repercussão, doravante, devido a um acordo de parceria, assinado entre o Conselho Nacional das Autoridades Tradicionais e a plataforma digital de informações culturais Nkaka’s Ngola.

13/05/2022  Última atualização 09H50
Acordo vai permitir divulgar mais sobre a tradição do país © Fotografia por: DR

O acordo de parceria, rubricado por João Adão, soba e secretário provincial das Autoridades Tradicionais de Luanda, e Kindumbo da Cunha, director da plataforma, prevê a produção e divulgação de documentários, dos arquivos, assim como de momentos e eventos tradicionais sobre a cultura nacional, realizados no país e no exterior.

O soba e secretário provincial das Autoridades Tradicionais de Luanda disse, no acto, que o conteúdo a ser partilhado são, principalmente, conhecimentos e histórias deixadas pelos ancestrais, além de momentos peculiares e extraordinários da cultura.

João Adão informou que o Conselho Nacional das Autoridades Tradicionais recorreu aos serviços da plataforma Nkaká’s Ngola, para juntos promoverem o resgate de alguns princípios da cultura, considerados essenciais à preservação e valorização da identidade. "Queremos criar uma comunicação melhor, mais interactiva e humana, para transmitir o legado ancestral de algumas regiões às gerações vindouras”, explicou.

O director da plataforma disse que o acordo inclui uma parceria de cobertura de imprensa com o poder tradicional de Luanda e vai servir de ponte para promover os usos e costumes nacionais e também aproximar os mais velhos das novas gerações. A plataforma, acrescentou, está aberta a parcerias, desde que seja por causas africanas, ou pela cultura e a identidade de um povo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura