O Chefe de Estado, João Lourenço, disse, esta quarta-feira, em Luanda, que Angola e o Egipto identificaram áreas de interesse comum para investimentos, nomeadamente na Agropecuária, no Turismo, na indústria Farmacêutica, na Defesa, Tecnologias de Informação, entre outras.
O plenário do Tribunal Supremo (TC) propôs, ontem, o afastamento do juiz presidente, Joel Leonardo, “enquanto durarem as investigações em curso”, indicando como substituta a juíza conselheira mais antiga, Teresa Francisco da Rosa Buta, refere uma deliberação a que o Jornal de Angola teve acesso.
De acordo com o documento, a decisão foi tomada na abertura da sessão ordinária do plenário que serviu para a distribuição de três processos e julgamento de outros seis, tendo em conta os factos que vêm sendo alegadamente imputados ao juiz conselheiro presidente do TC.
No âmbito da deliberação tomada pelo plenário no dia 7 deste mês, lê-se na decisão de ontem, Joel Leonardo "deverá afastar-se da presidência dos plenários e indicar-se a veneranda juíza conselheira presidente da câmara mais antiga, para o efeito, enquanto durarem as investigações em curso”.
Joel Leonardo, juiz presidente do Supremo, tem sido, há meses, acusado de estar alegadamente envolvido em actos de corrupção, nepotismo, má gestão do órgão e outros, o que já levou a Associação de Juízes de Angola a pedir uma investigação por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na semana passada, a PGR tentou realizar buscas no edifício do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, que considerou que as diligências de revista, busca e apreensão não observaram "os formalismos legais”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Chefe de Estado, João Lourenço, reúne, hoje, no Palácio da Cidade Alta, com o homólogo egípcio, Abdel Fattah Khalil El-Sisi, que chegou na noite de terça-feira a Luanda e inicia, uma visita oficial de dois dias a Angola, com o objectivo de dinamizar as relações bilaterais e trocar pontos de vista sobre questões de carácter regional e continental de interesse comum.
A comissária para a Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável da União Africana, a angolana Josefa Sacko, disse, em Durban, na África do Sul, que “o continente precisa de ligações mais fortes entre a ciência, a inovação e o agro-negócio”, para que se consigam criar sistemas alimentares resilientes, capazes de resistir a futuros choques.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.