Regiões

Plantados 50 mil pés de mangais no Soyo

Fula Martins | Soyo

Jornalista

Cinquenta mil pés de mangais foram plantados ao longo da costa marítima do município do Soyo, no Zaire, por mais de 200 escuteiros da Igreja Católica do Mpinda, no quadro do Projecto de Conservação de Espécie.

09/06/2024  Última atualização 07H51
Acção vai ajudar a manter o ecossistema melhor equilibrado © Fotografia por: Adolfo Dumbo | Edições Novembro | Soyo

A iniciativa, resulta de um protocolo de parceria entre a Igreja Católica do Mpinda, o projecto Otchiva e a empresa de processamento de pesca Seatag, para o repovoamento das zonas húmidas devastadas pela acção humana.

O biólogo da Otchiva Mateus Filho lembrou que a província do Zaire detém a maior zona de conservação de mangais do país. "Os mangais são importantes no ecossistema, pois funcionam como berçários de espécies marinhas, equilibradores de solos e contra erosões, bem como barreiras contra tempestades e inundações”.

 
Lixo nos rios

O director provincial do Ambiente, Gestão dos Resíduos e Serviços Comunitários no Zaire disse que a erradicação de focos de lixo é um desafio da instituição. Timóteo Dias adiantou que vão intensificar as campanhas de limpeza e de educação, junto das comunidades para se manter um ambiente estável e de cuidados básicos de saúde, envolvendo membros das organizações da sociedade civil, ambientalistas e responsáveis de empresas do sector privado.

"Continuaremos a trabalhar no sentido de criar grupos de fiscais que vão ensinar as pessoas como e onde devem depositar o lixo doméstico”, disse, acrescentando que está preocupado com as quantidades de lixo, como plásticos, material ferroso que poluem sistematicamente os canais do Rio Zaire, na Vila do Soyo.

Para os próximos dias, avançou, está programada uma campanha de limpeza na Vila do Soyo. As queimadas anárquicas, à caça furtiva e o abate indiscriminado de árvores, alertou, têm os dias contados.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões