A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
A Comissão Nacional de Protecção Civil (CNPC) realizou, quarta-feira, em Luanda, um encontro para a actualização do Plano Estratégico de Prevenção e Redução do Risco de Desastres e do Plano Nacional de Preparação, Contingência, Resposta e Recuperação de Calamidades e Desastres.
O encontro serviu para avaliar o nível de implementação dos respectivos planos, o grau de operacionalidade face aos cenários de risco de desastres pré-estabelecidos, assim como as capacidades, mecanismos de coordenação, boas práticas internacionais e identificação das lacunas, reordenação e actualização destes projectos.
O comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB), comissário bombeiro principal Bensau Mateus, disse que muitos países da região Austral, Angola em particular, estão a ser confrontados por eventos climáticos extremos que ameaçam milhares de pessoas, através de episódios simultâneo de seca e inundações, ciclones e terramotos.
Estes fenómenos, destacou, exigem o estabelecimento de mecanismos de orientações estratégicas e operacionais adaptados ao contexto das alterações climáticas. "O potencial para impactos ou as consequências destas ameaças não é impulsionado apenas pelos fenómenos de origem, como por exemplo as inundações. A maioria é o resultado da interacção entre ameaças, o grau de exposição das pessoas, o meio de vida e o nível de vulnerabilidade, associados a factores subjacentes como a pobreza e a educação”, mencionou.
A actualização dos planos, explicou, representa a forma como Angola se posicionará, no futuro, no contexto internacional e regional, quanto a redução de riscos de desastres e o nível das respostas às emergências.
"Os participantes devem ser deste encontro comprometidos com a causa e trabalhar para criar um plano bem estruturado, capaz de ajudar a reduzir os riscos de desastres e solucionar os problemas que afligem as populações”, sublinhou.
Durante o encontro, Bensau Mateus recordou, citando o secretário de Estado do Interior para o Asseguramento Técnico, Carlos Albino, que "o objectivo do encontro é definir novas linhas de orientação estratégicas e operacionais, de forma a ter melhores mecanismos orçamentais, organizacionais e de liderança nas acções de prevenção, redução de risco e resposta às emergências”.
Para a materialização de alguns destes planos, avançou, é importante ter um elevado grau de exigência, rigor e eficácia na condução de algumas actividades de prevenção.
Revisão dos documentos
O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Angola) explicou que o encontro aconteceu na sequência de um trabalho de revisão de dois documentos importantes para Angola, no quadro da redução do registo de desastres e acção humanitária.
Avelino Janeiro considerou ainda importante que os planos estejam alinhados nos princípios estipulados diante do quadro de Sendai, um instrumento sobre aspectos ligados à redução de riscos e desastres, assim como as premissas estabelecidas dentro do quadro de acordo de Paris.
"A questão de perdas e danos está cada vez mais urgente, faz sentido fazer referência a esses elementos de forma que a questão da resiliência seja amplamente incorporada dentro do processo em curso na finalização do Plano Nacional de Desenvolvimento”, disse.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
Mais de 90 professores na província da Huíla, são suspeitos de falsificação de certificados de habilitações literárias, durante o processo de actualização de carreira, detectados pelo Gabinete Provincial da Educação.
Os EUA podem entrar em incumprimento a partir de 5 de Junho, adiantou o Departamento do Tesouro, após ajustar a data estimada em mais alguns dias e enquanto não é alcançado um acordo sobre o teto da divida.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.