Economia

Plano de Desenvolvimento Industrial vai produzir resultados até 2025

António Eugénio

Jornalista

O Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola a ser implementado até 2025 (PDIA 2025) vai consumir cerca de 120 milhões de dólares. Deste valor, 66 por cento correspondem a Despesas de Investimento Público (DIP) e 34 por cento a Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD).

28/01/2021  Última atualização 20H56
© Fotografia por: DR
O programa foi traçado em três eixos e suporta as infra-estruturas de localização industrial que vão consumir a maior fasquia, calculada em 62 por cento do total, correspondente um total de 74 milhões de dólares, que se destinam, grosso modo, à implementação das acções previstas nos subprogramas Desenvolvimento e Operacionalização da rede de Plano de Desenvolvimento Industrial (PDI) , de Desenvolvimento e Operacionalização da Rede de Parques Industrias e Rurais (PIR) e de outras localizações para instalação de indústrias de proximidade, segundo um documento que o Jornal de Angola teve acesso. 
A segunda maior fatia do orçamento do tecido Industrial concentra 22 por cento do orçamento, cerca 26,4 milhões de dólares, destinados fundamentalmente à implementação de dois subprogramas-chave, virados ao apoio às micro, pequenas e médias empresas industriais e Melhoria do Sistema Nacional de Qualidade.

Para o quadro regulamentar e institucional e o capital humano vão contar com 7,7 e 4,7 por cento do orçamento,   que corresponde em 9,3 e 5,6 milhões de Dólares, respectivamente. Os subprogramas de reforço institucional dos serviços do MINDCOM e Institutos e Melhoria da Empregabilidade através de uma maior proximidade entre empresas industriais e instituições de ensino-formação, que vão receber uma fasquia de cerca de 7 e 2,6 milhões de dólares. 

A implementação do programa visa a afirmação de Angola como um país de extraordinários recursos humanos e naturais, associados a uma cultura resiliente, empreendedora e dinâmica que permitem ambicionar, um nível avançado de progresso e desenvolvimento. O PDIA 2025 estabelece objectivos e metas mais realistas e tangíveis e define um quadro institucional e de financiamento que viabiliza a sua implementação.  

O PDIA 2025 estabelece nesta etapa o crescimento sustentado do peso da indústria transformadora no PIB, passando de um valor de base de 6,6 por cento em 2017 para mais de 9 por cento em 2025. Assim como um crescimento dos empregos resultantes de novos investimentos na indústria transformadora, incluindo uma diminuição das importações de produtos industriais em proporção do PIB industrial de 144 por cento em 2017 para menos de 130 por  cento em 2025. 

Segundo o documento que vínhamos citando, o Plano de Desenvolvimento Industrial de Angola no horizonte de 2025 sistematiza as orientações de políticas públicas que estruturam a intervenção do Executivo no sector da indústria transformadora tendo em conta o seu importante papel na diversificação da economia.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia