Economia

Planagrão abre debates do 1º Fórum Nacional da Indústria e Comércio

O Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos (PLANAGRÃO) e o Plano Nacional para a Pecuária (PLANAPECUÁRIA) abrem, hoje, no Hotel Intercontinetal, em Luanda.

03/02/2023  Última atualização 07H10
© Fotografia por: DR

Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos prevê um investimento médio anual de cerca de 670 milhões  de dólares para a produção de grãos de trigo, arroz, soja e milho e outros, e cerca de 471 milhões de dólares anualmente para a construção e reabilitação de infra-estruturas de apoio ao sector produtivo e social.

O projecto é de âmbito nacional, os fundos serão disponibilizados nos promotores que detêm produção em grande escala de grão.

Para a materialização do projecto estão a ser mobilizados fundos públicos e privados, dos quais, o Estado investirá num período de cinco anos o valor de 1.178  mil milhões de kwanzas em infra-estruturas, que incluem a demarcação de dois milhões de hectares, loteamento e vias de acesso para as zonas de produção.

Adicionalmente, serão também aplicados um montante de 1.674 mil milhões de kwanzas na capitalização do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), e do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), para o financiamento do sector privado nacional, que tenha condições de produção, logística e transformação dos grãos, e de garantir toda a cadeia de valor.

Por um lado, dos 1.6 mil milhões de kwanzas, cerca de 1.5 mil milhões serão operacionalizados no decorrer dos cinco anos, e o remanescente de 100 milhões de kwanzas estará sob a responsabilidade do FACRA, também no mesmo período em causa.

Há também, por outra, o projecto de incentivo à produção e comercialização da carne, leite e ovos no país. Este segmento ganha nova dinâmica com a implementação, nos próximos três anos, do Plano de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUÁRIA).

No foco do Planapecuária está, de igual modo, o aumento da contribuição da produção pecuária nacional na satisfação das necessidades de consumo interno, nas exportações e no Produto Interno Bruto (PIB) do país.

A Comissão é coordenada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e integra os ministros da Agricultura e Florestas, Administração do Território, Indústria e Comércio, Energia e Águas, Educação, bem como das Obras Públicas. Fazem, igualmente, parte da Comissão os ministérios do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ambiente e dos Transportes.

O Fórum Nacional da Indústria e Comércio, que se realiza hoje, no Hotel Intercontinental, em Luanda, vai discutir o "Desafio da Auto-suficiência Alimentar” em Angola. O encontro está subdividido em seis temas, que incluem sessões de perguntas e respostas.

Este 1º Fórum Nacional da Indústria propõe-se, também, analisar as soluções que podem advir do PLANAGRÃO e PLANAPECUÁRIA, no painel, onde aborda "O desafio da auto-suficiência alimentar”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia