O saxofonista e flautista, Tanny Sax, pseudónimo de Tanico Cussomba Carlos, faz o concerto de estreia, quinta-feira, no Museu de História Natural, sob a chancela do Atelier D'Artes Lucengomono, soube, hoje, o JA Online.
A 9.ª edição do festival de arte Dream City, a decorrer em Tunis, na Tunísia, desde 29 a 8 de Agosto, apresenta uma incursão até à história do reino do Congo, com a obra "Missa Luba" do fotógrafo congolês Sammy Baloji.
A protecção do ambiente e direitos humanos são os focos artísticos que dominam algumas pinturas de murais nas ruas 1º de Maio e da Saúde, em Menongue, província do Cuando Cubango, inseridas no projecto “USAKI somos Ambiente”, levadas a cabo pelo Instituto para a Cidadania Mosaiko.
Thó Simões, artista angolano multidisciplinar e muralista, um dos participantes, disse ao Jornal de Angola que se escolheu os referidos locais por serem abertos ao público e com a possibilidade de um elevado número de transeuntes poder observar a qualidade técnica das empreitadas, através do processo de mistura de cores e de desenhos produzidos nos murais, de forma a sensibilizá-los a preservarem o ambiente.
O muralista explicou que a pintura dos murais, no âmbito do programa da Mosaiko, começou na cidade de Menongue, no Cuando Cubango, e posteriormente será implementado no Moxico e em outros pontos do país, com o objectivo de promover os Direitos Humanos com uma série de variantes técnicas e conteúdos diferenciados.
"Vamos fazer o nosso trabalho que é divulgar a arte e ao mesmo tempo sensibilizar a população para a preservação do ambiente”, disse Thó Simões, acrescentando que uma das maneiras que a Mosaiko encontrou para sensibilizar a população é a divulgação de mensagens através da pintura de murais.
Thó Simões é pintor, fotógrafo, designer gráfico e cenógrafo. Tem uma carreira marcada pela diversidade, mistura de linguagens e pela intervenção social, após uma infância vivida em Portugal.
Thó mescla as referências da arte contemporânea à produção estética de diversos grupos étnicos angolanos, e inspira-se tanto na vida urbana de Luanda, quanto nas diferentes formas de organização social que encontra nas zonas rurais de Angola, produzindo um trabalho original e de alta potência artística.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO romancista sírio Khaled Khalifa, autor de vários romances que o colocaram entre os autores contemporâneos mais reconhecidos do seu país, morreu no sábado à noite em Damasco, aos 59 anos, disse fonte próxima da família à AFP.
A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
As obras de reabilitação do troço Catete-Maria Teresa foram consignadas, esta segunda-feira, numa cerimónia testemunhada pelo governador da Província de Luanda, Manuel Homem, e pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.