Cultura

Pinturas corporais carregam marcas de identidade cultural

Nilsa Batalha

As pinturas corporais são manifestações artísticas utilizadas pelos seres humanos desde os tempos mais remotos. O corpo constitui um suporte para a expressão em diversas civilizações, de diferentes lugares do planeta e em tempos distintos.A pintura corporal é uma expressão de grande importância para a maioria dos grupos étnicos.

29/10/2023  Última atualização 11H52
© Fotografia por: DR

As populações pintam os seus corpos como forma de exercer a sua espiritualidade e senso de colectividade. Geralmente, as pinturas são feitas para serem usadas em momentos de celebração e rituais, seja de luto, casamentos, caça, preparações para a guerra ou cura de doenças.

Por meio das pinturas corporais, os grupos étnicos carregam no corpo e no rosto a identidade cultural da sua comunidade. Cada traço possui um significado característico. O conceito depende de cada grupo étnico, sendo que uma mesma pintura pode ter sentidos variados de acordo com a comunidade e circunstância. Existem desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos problemas enfrentados nas aldeias. Muitas vezes significam também luto, tristeza e passagem.

Pinturas de rosto também incluem padrões para identificar famílias e clãs. Em alguns casos, pinturas de rosto também simbolizam a felicidade de dar à luz a uma criança. Para as mulheres solteiras, um rosto pintado é o equivalente a um rito de iniciação para o portador entrar formalmente na sociedade das mulheres. Para as famílias, caras pintadas também indicam a sua felicidade por alguma boa notícia que receberam.

As populações africanas também lançam mão às pinturas no corpo como uma importante expressão cultural ligada geralmente à religiosidade e posições hierárquicas no grupo.O acto de se pintar ritualmente é, ainda, uma forma de expressar os valores da cultura de um grupo étnico. Além da relevância estética, as pinturas traduzem usos, costumes, saberes e tradições ancestrais, obedecendo a preceitos simbólicos e ritualísticos passados de geração para geração.

Cada povo utiliza determinados tipos de pintura dependendo da ocasião e dos diversos rituais que realizam.Os povos do Vale do Rio Omo, localizado no sul da Etiópia, são conhecidos como mestres da pintura corporal. Essas populações ainda conseguem preservar essa tradição, pois mantêm-se resguardados do contacto com as civilizações ocidentais. Dessa forma, os seus costumes são ainda hoje muito parecidos com os dos seus antepassados.

Normalmente, os povos africanos utilizam como tintas pigmentos extraídos de seivas de plantas, rochas vulcânicas, argilas de cores variadas, entre outros elementos naturais.

Fonte:culturagenial

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura