Cultura

Pintora Yasmine Soares apresenta o “Surrealismo”

A jovem pintora Yasmine Soares, 21 anos, no Sal, em Cabo Verde, exibe suas telas pela primeira vez, durante uma exposição intitulada “A Natureza do Surrealismo”, patente ao público na Biblioteca Municipal Jorge Barbosa até a próxima terça-feira.

11/03/2023  Última atualização 07H45
© Fotografia por: DR

A exposição da jovem pintora, ostentando mais de 50 quadros, é promovida pela Câmara Municipal do Sal, no âmbito das celebrações do programa "Março, mês da mulher”.

A inauguração teve lugar na passada terça-feira e vai estar patente ao público até o dia 14, todos os dias, das 08h00 às 18h00.

Yasmine Soares nasceu em Santo Antão, cresceu na ilha do Sal, tendo concluído os seus estudos secundários no Liceu Olavo Moniz.

Conta que desde os seus 5/6 anos começou a interagir com o mundo das cores e imaginação, utilizando giz pastel, lápis de cor e canetas coloridas, e as paredes da casa eram a sua tela onde timbrava as "gravuras desajeitadas”, conforme disse.

Aos 13 anos conhece a tinta acrílica, dando início, em 2016, onde tudo começou, aos seus auto-retratos e à arte surrealista.

Yasmine Soares diz que os mais de 50 quadros expostos nesta exposição expressam os seus sentimentos, auto-retrato surrealista, retratando também nas telas, o espiritismo e a história de algumas mulheres do passado, entre outros sentimentos.

"Ser eu mesma, mostrar a arte através do surrealismo, o sensorial e não o racional, expressando sentimentos, fantasias do subconsciente. Algo sobre mim, os meus sentimentos e a minha vida”, exteriorizou a jovem pintora.

Yasmine Soares concluiu que é "importante pintar, trazer para o exterior o que existe no interior das pessoas”, e não só pintar o que se vive no exterior.

"Neste momento percebo que renasci, tudo do que vivi, do que fiz valeu a pena, tudo o que me tornei hoje ou fui ontem, significa muito diante da luz que me espera”, manifestou Yasmine Soares, cujo pensamento está destacado na biografia estampada na exposição.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura