Feliciano Neto, oito anos, faleceu no dia 31 de Julho último, vítima de agressão física com objectos contundentes, protagonizado supostamente por um vizinho, também menor de idade.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
O município do Cazenga tem aprovados, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), um total de 23 projectos de domínio social, dentre os quais, 15 já estão concluídos e outros ainda em execução.
O encontro que visou, também, auscultar os munícipes sobre os problemas que mais afligem as comunidades dos seis distritos do município, foi orientado pelo administrador adjunto municipal para Área Política e Social e das Comunidades, Constantino de Almeida.
Na ocasião, o responsável reconheceu a importância do fórum, porquanto, "o mesmo representa a vontade do Governo Central em abrir espaço para a gestão participativa”.
"A comunidade é um elemento preponderante na busca de soluções para resolução dos problemas que a afligem. É de extrema importância que os programas e projectos de determinada comunidade se planifiquem, e de preferência, com os seus habitantes por formas a melhor actuação por parte das entidades encarregues de proporcionar qualidade de vida às populações”, disse Constantino de Almeida.
Durante o evento, foi feita a prestação de contas do exercício económico e a execução do orçamento 2023.
Para o exercício económico de 2023, foi atribuído ao município do Cazenga um total de 336 milhões de Kwanzas, maior parte cabimentado em acções relativas ao Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP). Esses feitos circunscrevem-se em actividades ligadas à promoção do género, emponderamento da mulher, acções culturais, desportivas, turismo, agricultura, pecuária, pescas, cidadania, cuidados primários de saúde e merenda escolar.
A construção e reabilitação de infra-estruturas rurais, sociais e alargamento da rede estrutural de água e saneamento básico fazem, também, parte das acções de combate à pobreza, desenvolvidas pela administração municipal do Cazenga.
No capítulo de infra-estruturas, está em curso a construção de uma escola de referência no bairro Cariango, distrito urbano do Tala Hady, que vai permitir o acesso de 2.750 crianças no subsistema de ensino, assim como a construção do Centro de Apoio Social (CASI) do distrito do Kalawenda.
No domínio do fomento da pecuária, foram adquiridos e distribuídos 3.000 pintos que permitiram potenciar as famílias vulneráveis, assim como a realização da campanha de vacinação comunitária antirrábica, que possibilitou vacinar um total de 8.003 animais dentre os quais 7.757 cães, 177 gatos e 69 macacos.
Ainda, no domínio de cuidados primários de saúde, foi feita aquisição de fármacos, materiais gastáveis e medicamentos essenciais para assegurar a assistência médica e medicamentosa das 14 unidades sanitárias do município. Para a merenda escolar, foi feita a compra e distribuição em 11 escolas primárias, tendo beneficiado cerca de 9.240 alunos.
Cazenga é um dos nove municípios da província de Luanda, ocupa uma área de 46.83 Km². Está dividido em seis distritos urbanos (Hoji-ya-Henda, Cazenga, Tala Hady, 11 de Novembro, Kima Kieza e Kalawenda). Em termos de distribuição da população,o munícipio é considerado um dos mais populosos com cerca de dois milhões de habitantes.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginMais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.
O director-geral do Instituto Nacional da Criança (INAC), Paulo Kalesi, participa, hoje e terça-feira, no workshop sobre a iniciativa Pathfinding Ending Violence Against Children, que decorre, em Genebra, na Suíça.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) promove uma sessão de consultas aeronáuticas, nos dias 11 e 12 deste mês, em Luanda, onde decorrerá a assinatura do acordo bilateral de serviços aéreos entre Angola e Moçambique, soube, hoje, o JA Online.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.