Regiões

 PIIM tem 63 projectos concluídos no Cunene  

Domingos Calucipa | Ondjiva

Jornalista

A província do Cunene tem concluídos e inaugurados 63 projectos sociais dos 124 inscritos na carteira do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) no ano passado, orçados em mais de 26.788 milhões de kwanzas, indicam dados do Gabinete Provincial de Estudos, Planeamento e Estatística.

13/01/2023  Última atualização 08H35
© Fotografia por: DR
Do volume de projectos, 109 são da responsabilidade dos municípios, dez da competência do Governo Provincial e cinco de subordinação central, estando muitos destes em fase de execução.

Os municípios de Namacunde e Cuvelai com 21 cada são as circunscrições que mais projectos beneficiaram, Ombadja e Cuanhama com 19 cada, Cahama com 16  e o Curoca 13.

Em Namacunde, há a destacar a construção de quatro escolas de sete salas de aula cada, nas localidades de Chiedi, Oheyoka, Omulunga wa Shikongo e sede municipal. Há ainda a assinalar a edificação de nove complexos residenciais de tipologia T6 para professores e enfermeiros, assim como a abertura de três chimpacas para retenção de água das chuvas para o abeberamento do gado.

No Cuvelai, grande parte dos projectos já foram inaugurados, com destaque para as obras nos sectores das Águas, Educação e Saúde. Assim, fez-se a abertura de oito furos, construiu-se três escolas de sete salas, quatro complexos residenciais para professores e enfermeiros, uma morgue municipal de quatro gavetas, bem como espaços de lazer na sede do município.

O município de Ombadja priorizou a resselagem e asfaltagem das ruas de Xangongo, sede municipal, construção de cinco complexos residências, reabilitação e extensão da rede eléctrica e da iluminação pública na sede, povoação de Peu-Peu, nas sedes comunais do Humbe, Mucope, Naulila e Ombala-yo-Mungo.

O Cuanhama apostou mais na melhoria e manutenção do saneamento das vilas e na construção e apetrechamento de centros de saúde, o Curoca, na disposição e apetrechamento de residências para enfermeiros e professores, bem como na reabilitação de sistemas de água para a população e o gado.

O município da Cahama priorizou a construção e apetrechamento de sete complexos residenciais para professores e enfermeiros, duas escolas de sete salas, um centro de saúde de 30 camas e equipamentos de limpeza e saneamento. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões