O major Pedro Lussati, principal arguido de um esquema fraudulento envolvendo militares da então Casa de Segurança do Presidente da República, transferia alegadamente dinheiro para Portugal através de empresas do grupo Irmãos Chaves, segundo a acusação do Ministério Público.
À margem da Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos que decorre em Lisboa, o Chefe de Estado, João Lourenço, manteve encontros privados com Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, os Presidentes do Quénia, Uhuru Kenyatta e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
O segundo-secretário provincial do MPLA na Lunda-Norte, Fernando Quindji, afirmou, no município do Cambulo, que as obras que estão a ser executadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), em todo o país, provam a capacidade governativa do seu partido e o compromisso com o povo angolano.
Fernando Quindji, que falava no acto político de massas integrado na pré-campanha eleitoral, salientou que, com as obras do PIIM , está a ser possível aumentar o número de escolas, unidades sanitárias e outras infra-estruturas de impacto social, em todos os municípios do país, particularmente, em Cambulo, Lunda-Norte, que, "no quadro do ambicioso programa, o sistema local de ensino, vai ser reforçado com 44 novas salas de aula".
O dirigente partidário referiu que o Sector da Saúde mereceu, também, uma especial atenção, com a construção de postos e centros médicos, nas três sedes comunais do município de Cambulo, nomeadamente Canzari, Catchimo e Luia.
Referiu que o papel dos militantes do MPLA é de "fiscalizar" as acções do Governo, com vista a aplicação prática das políticas públicas, com destaque para os projectos do PIIM. "Temos que acompanhar os anseios e as legítimas aspirações da sociedade civil organizada, das associações juvenis, culturais, recreativas e desportivas", disse, tendo destacado que é preciso "aprofundar e tornar cada vez mais proveitoso o trabalho com a classe empresarial da Lunda-Norte.
"O reforço da coesão, a consolidação da democracia, unidade nacional e solidariedade, estão entre as principais linhas de força para o trabalho que o MPLA desenvolve, no sentido de nas eleições gerais obter uma vitória expressiva", afirmou Fernando Quindji.
O segundo-secretário provincial do MPLA na Lunda-Norte referiu que o seu partido vai continuar a apostar na vitalidade dos comités de acção, dando abertura para que os militantes possam, junto das comunidades, ouvir os seus problemas para encontrar as melhores soluções.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
Angola está a prestar uma atenção especial às Zonas Húmidas que fazem parte do ecossistema marinho e costeiro, priorizando, neste âmbito, a protecção e a conservação destas áreas, através de acções de reflorestação e conservação de mangais.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
Angola e a República Árabe Saharaui Democrática manifestaram hoje a necessidade do reforço das relações político-diplomáticas em defesa dos interesses comuns, depois do encontro, em Luanda, entre autoridades dos dois países.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O país vai prosseguir com a prospecção e exploração de metais preciosos com destaque para o ouro, prata, platina e outros, cuja transformação com vista a agregação de valor passa necessariamente pela utilização de refinarias.
A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, realçou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a importância dos oceanos no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento das economias “particularmente das emergentes”.
O Presidente João Lourenço instou, nesta segunda-feira, em Lisboa, a comunidade internacional a procurar um cessar-fogo incondicional na guerra entre Moscovo e Kiev, defendendo que “o mundo não suporta” um conflito “no coração da Europa”.
O Presidente da República, João Lourenço, destacou, nesta segunda-feira, em Lisboa, as políticas do Executivo para a protecção da economia azul, referindo que “Angola vem dando, nos últimos anos, passos significativos no sentido de reduzir a queima dos combustíveis fosseis para a produção de energia eléctrica.