Sociedade

PIIM privilegia construção de escolas nas zonas periféricas

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

Duas escolas do ensino primário, com capacidade para acolher 330 alunos cada, vão ser construídas dentro dos próximos seis meses, nos bairros da Kizanga e Canâmbua, na cidade de Malanje, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

06/02/2021  Última atualização 14H11
Escolas do ensino primário, com capacidade para acolher 330 alunos © Fotografia por: Edições Novembro
Trata-se das escolas nº149 da Kizanga e Pioneiro Zeca número nº138 da Canâmbua, com seis salas de aula cada, cujas obras foram lançadas segunda-feira última pelo administrador municipal de Malanje, João de Assunção.
As obras da escola primária da Kizanga foram adjudicadas a empresa "Comercial Ndala Nganga” e estão orçadas em 64 milhões de kwanzas. Os trabalhos vão durar quatro meses e gerar 25 empregos directos.

O soba da Kizanga, Mangoma Zeca, disse que a construção deste bem público vai ajudar a minimizar a carência de escolas do ensino primário e evitar que muitas crianças percorram longas distâncias para assistirem aulas em outras zonas da cidade de Malanje.
De acordo com a autoridade tradicional, cerca de 2.500 crianças encontram-se, actualmente, fora do sistema de ensino e aprendizagem.

A escola primária Pioneiro Zeca nº-138, no bairro da Canâmbua, a empreitada está a cargo da empresa " Joaquim dos Santos, e está orçada em mais de 83 milhões de kwanzas. A obra será executada em seis meses. O administrador municipal de Malanje, João de Assunção, disse que o PIIM, a nível de Malanje, privilegiou a construção de escolas, pelo facto das actuais infra-estruturas não ofereceram condições de segurança dos utentes.

Dos projectos, consta ainda a reabilitação de seis escolas primárias no município, das quais duas foram aprovadas e quatro estão em fase de análise pelo Ministério das Finanças. O administrador João de Assunção apelou aos empreiteiros para a necessidade do cumprimento escrupuloso dos prazos contratuais e espera que as obras tenham qualidades desejada para garantir a sua durabilidade.
O município de Malanje beneficiou de 17 projectos de âmbito central, provincial e municipal. Destes, apenas cinco estão em curso, estando os restantes na fase de avaliação a nível central.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade