O vice governador de Malanje para o sector Técnico e Infra-estruturas, Angelino Kissonde, procedeu à apresentação da nova administradora municipal de Massango, Ânsia Camuanga Salatiel, esta tarde.
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.
O Governo Provincial do Uíge prevê executar, até 2027, um total de 1.236 projectos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), avaliados em mais de 2,3 mil milhões de kwanzas.
O governador José Carvalho da Rocha, que anunciou os dados durante a primeira reunião do Governo do Uíge, ocorrida na sede do município do Bungo, esclareceu que a projecção destes projectos é resultado do diagnóstico feito pelas autoridades, o que permitiu identificar um conjunto de constrangimentos em vários domínios de intervenção na esfera pública, com realce nos sectores da educação, saúde, vias de comunicação, saneamento, energia e água e habitação.
"Este exercício permitiu que os diferentes sectores definissem estratégias de mitigação de curto e médio prazos, bem como avaliar e quantificar os recursos financeiros necessários para a materialização destes projectos durante o quinquênio 2022-2027”, disse.
Dos 1.236 identificados, o governador provincial disse que 63 estão em curso desde o ano passado e outros 22 se encontram paralisados, enquanto 1.151 são novas projecções. O total de acções definidas abrangem 17 áreas de intervenção e 1.073 são de iniciativa local e 162 da responsabilidade de diversos departamentos ministeriais.
Para a conclusão dos 63 projectos em curso na província, o governante disse ser necessário um investimento de mais de 518 milhões de kwanzas, enquanto para a retoma das 22 obras paralisadas são necessários mais de 50 milhões de kwanzas e para a implementação dos 1.151 novos projectos devem ser desembolsados mais de 1,78 mil milhões de kwanzas.
"Do total de 63 projectos em cursos, 51 são de iniciativa local, representando 82 por cento, e 12 são da responsabilidade de departamentos ministeriais, que representa 18 por cento. Entre os sectores com maior número de acções em curso, se destacam os da educação com 32 obras, as vias de comunicação com nove intervenções e a saúde com cinco”, referiu.
O governador provincial do Uíge aguarda pela aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 para sejam alocados os orçamentos da província e dos municípios para a dinamização das acções constantes no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e no Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA província do Huambo acolhe, esta segunda-feira, o acto central das comemorações dos 44 anos dos Serviços Penitenciários, sob o lema: "Serviços penitenciários, 44 anos firmes na reabilitação e reintegração social, consolidando a produção penitenciária", noticiou a Rádio Nacional de Angola (RNA).
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou através das redes sociais, no passado domingo, que já estão em curso os trabalhos de reposição dos sinais verticais vandalizados ao longo da via pública, no troço que liga o Hospital Geral de Luanda ao viaduto do Camama, no munícipio do Kilamba Kiaxi.
Decorreu, em Luanda, na última sexta-feira, uma palestra que serviu para orientar e sensibilizar adultos e adolescentes a respeitar e apoiar os idosos, sobretudo pelo papel que estes desempenham no seio da família, informou o Governo Provincial de Luanda (GPL), nas redes sociais.
O ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, considerou, esta sexta-feira, o Huambo como potencial capital da cultura nacional num curto período de tempo, devido aos novos projectos que estão a ser idealizados, além do vasto repertório tradicional que a província preserva desde a antiguidade.
A 67.ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher (CSW67) discutiu, durante o fim-de-semana, em Nova Iorque, sobre a Educação na era digital para impulsionar a igualdade de género, soube o JA Online, através de uma nota da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, trabalha, esta segunda-feira, ( 20), no Dundo , capital da Lunda-Norte , com o objectivo de avaliar o estado das infra-estruturas e a execução das políticos do sector que dirige .
Como forma de assinalar o mês dedicado à mulher decorreu uma palestra no município de Quipungo para ajudar à reflexão sobre o papel e a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa, informou hoje a página de Facebook do Governo da Huíla.