Regiões

PIIM no Uíge: Mais de 1.200 projectos são executados até 2027

António Capitão | Uíge

Jornalista

O Governo Provincial do Uíge prevê executar, até 2027, um total de 1.236 projectos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), avaliados em mais de 2,3 mil milhões de kwanzas.

15/01/2023  Última atualização 09H13
Sector da Saúde é dos que mais registou crescimento © Fotografia por: António Capitão/Edições Novembro/Uíge

O governador José Carvalho da Rocha, que anunciou os dados durante a primeira reunião do Governo do Uíge, ocorrida na sede do município do Bungo, esclareceu que a projecção destes projectos é resultado do diagnóstico feito pelas autoridades, o que permitiu identificar um conjunto de constrangimentos em vários domínios de intervenção na esfera pública, com realce nos sectores da educação, saúde, vias de comunicação, saneamento, energia e água e habitação.

"Este exercício permitiu que os diferentes sectores definissem estratégias de mitigação de curto e médio prazos, bem como avaliar e quantificar os recursos financeiros necessários para a materialização destes projectos durante o quinquênio 2022-2027”, disse.

Dos 1.236 identificados, o governador provincial disse que 63 estão em curso desde o ano passado e outros 22 se encontram paralisados, enquanto 1.151 são novas projecções. O total de acções definidas abrangem 17 áreas de intervenção e 1.073 são de iniciativa local e 162 da responsabilidade de diversos departamentos ministeriais.

Para a conclusão dos 63 projectos em curso na província, o governante disse ser necessário um investimento de mais de 518 milhões de kwanzas, enquanto para a retoma das 22 obras paralisadas são necessários mais de 50 milhões de kwanzas e para a implementação dos 1.151 novos projectos devem ser desembolsados mais de 1,78 mil milhões de kwanzas.

"Do total de 63 projectos em cursos, 51 são de iniciativa local, representando 82 por cento, e 12 são da responsabilidade de departamentos ministeriais, que representa 18 por cento. Entre os sectores com maior número de acções em curso, se destacam os da educação com 32 obras, as vias de comunicação com nove intervenções e a saúde com cinco”, referiu.

O governador provincial do Uíge aguarda pela aprovação do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2023 para sejam alocados os orçamentos da província e dos municípios para a dinamização das acções constantes no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios e no Programa Local de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões