Regiões

PIIM melhora imagem da cidade de Saurimo

Adão Diogo | Saurimo

Jornalista

A reabilitação de ruas e rotundas, pavimentação de passeios e criação de novos espaços de lazer, com jardins, mudaram, pela positiva, a imagem da cidade de Saurimo, sede da província da Lunda-Sul.

24/07/2022  Última atualização 08H40
© Fotografia por: DR

Para a execução da empreitada, que abrange a recuperação de 13 quilómetros de ruas, cinco dos quais concluídos, o Governo subscreveu, com a Mota Engil, um contracto orçado em mais de 300 milhões de kwanzas, garantiu o director do Gabinete de Estatística e Planeamento do Governo Provincial, Belarmino Sandungo.

Numa ronda efectuada pela nossa reportagem foi possível constatar o vibrar do pavimento devido ao peso de um cilindro, movido por uma máquina com um roncar forte, para compactar a infusão de betume asfáltico, sobre a velha camada aplicada no tempo colonial ou, pelo menos, há 15 anos, caso tenham beneficiado de recelagem selectiva.

Transeuntes curiosos com o imparável vaivém de máquinas em marcha lenta, páram para uma curta apreciação, sem questionar o trabalho, elogiando a aparência respeitável da cidade, que ganhou novo asfalto na maioria das ruas, com passeios pavimentados, parques infantis, rotundas verdes, entre outras benfeitorias.

Temida devido à sua acentuada degradação, a reasfaltagem da conhecida rua da ENDE, atraiu o interesse da estudante Valdemira Afonso, que aproveitou a oportunidade para registar algumas imagens no seu telemóvel, provavelmente para servirem de recordação.

A munícipe disse estar satisfeita com as obras e sugeriu a transferência do parque infantil do bairro Agostinho Neto, por estar situado num espaço delimitado, a Norte, pelo muro do antigo Cemitério Municipal.

Beatriz Martins, que vive em Saurimo há cerca de 38 anos, considera "bom" o trabalho gizado pela Mota Engil, para eliminar buracos nas ruas. Apela aos usuários a respeitarem as normas, a fim de garantir a durabilidade da obra.

Belmiro Mucuta, 16 anos, estudante da sexta classe e residente no bairro periurbano de Txizaínga, guarda na memória o cenário de buracos em muitas ruas. Considera que a aplicação de novo tapete asfáltico e construção de passeios são avanços importantes na vida de todos. "Vemos bancos e mesas de betão ao dispor de qualquer cidadão, em rotundas e lugares similares".

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões