Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Nos dia 15 e 16 de Fevereiro, temas como a história de arte em Angola, a produção e registo artísticos como ferramentas de arquivo, e as práticas artísticas enquanto espaços de estudo, percepção e construção de uma história da arte no país vão ser abordados no Camões-Centro Cultural Português de Luanda.
Os principais sucessos de Phathar Mak e dos convidados Telma Lee e Extremo Signo foram apreciados, na sexta-feira, no Resgarte Teatro Bar, no Prenda, Avenida Revolução de Outubro.
No palco, o anfitrião, Phathar Mak, carregou originalidade sonora e vocal que datam desde 1991, mantendo o mesmo nível até ao fim do concerto, com grande parte dos temas acompanhado pelos presentes.
O artista levou um ritmo contagiante com rimas e flows arrepiantes proporcionando momento nostálgicos para os amantes do hip hop e não só, porque grande parte das músicas têm mais de dez anos. A cumplicidade com os jovens instrumentistas Ti Chick (bateria), Hugo (baixo), Idalêcio (guitarra), Afro Genesis (DJ e scratch), Márcia (coros) e Roland Nos (teclados), membros da Banda Mak1ge foi notória em temas como: "Respeito”, "Laranja”, "Amizade”, "Grande Dia”, "My Real Niggaz”, "Prova dos 9” e "História”.
A primeira convidada a subir ao palco foi Telma Lee que encantou a plateia com os seus principais sucessos como "Meu Vício”, "Efatá”, "Sou Tua” e "Tatuagem". A cantora agradeceu o anfitrião pelo convite e por partilhar o mesmo palco, no formato intimista. Telma Lee é uma das vozes femininas mais apreciadas pelos jovens e tem publicado o álbum "Meu Vício”.
O rapper Extremo Signo, ao subir ao palco para mostrar o que bem sabe fazer, não deixou de realçar o quão é importante fazer arte com amor e responsabilidade, tendo agradecido a Phathar Mak pela resistência na cultura e na sua amplitude. Extremo Signo, rapper que emergiu nas batalhas de freestyle e projectos colaborativos com amigos também amantes da cultura hip hop, com o álbum "Força da Natureza” estreou-se e impôs-se no mercado.
Em declarações, ao Jornal de Angola, o rapper definiu a sua permanência com uma passagem da música "Respeito”, na qual canta "dentre todos os obstáculos, a fé controlou o seu foco, diante do não, ainda estou aqui”. Agradeceu a presença de todos, o apoio dos fãs, família e imprensa e a habitual mensagem de reconhecimento pela dedicação e entrega da Banda Mak1ge.
Num ambiente agradável, Phathar Mak foi um autêntico MC e aproveitou o momento para anunciar o próximo concerto, no dia 16 deste mês, no restaurante Ponto.
António Alfredo Simão Macunje, artisticamente conhecido por Phathar Mak, é um dos pioneiros do rap em Angola, tendo no seu percurso artístico como génese a passagem como bailarino influenciado pelo filme "Break Dance”. Criou o grupo "Td Bynature” (True Defensor Bynature), em 1991 e quatro anos depois aposta na carreira a solo. Tem no mercado os álbuns "Sangue, Suor e Lágrimas” e o disco duplo "Ekos e Factos”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.